domingo, 1 de março de 2009

desperte para a fé... "divina ou sua"

Estamos na caminhada da lamentação, do que esta diante e adiante em nossas vidas. A fé, nós a recolhemos, na esquecida praça das memórias, uma sem as palavras, muda dentro de nós, uma fé incompleta, fatigada e castigada. Adormecida dentro de nos, mesmo para os que já perderam, dentro de seus "eu", ela existe, sempre vai existir, basta para isto lembrar da vozes, das recordações, do som amável das vozes de nossa mãe e de nossas avós, incansáveis na “vida e na fé”, vozes marcadas pelo tempo, alegrias, perdas e as comunhões.
Na simplicidade de suas orações, “todas as noites” frias ou não, estas vozes, acalentavam nosso pranto sem lagrimas. Hoje temos as recordações e não lembramos da fé. Estão cobertas pelos lençóis do tempo, das singulares orações na hora de dormir, repetidas inúmeras vezes, por devoção ou obrigação, eram as nossas tarefas do passado.
Oramos para dormir, pois outrora os temores, eram noturnos...(boi da cara preta; mula sem cabeça; bicho papāo...), o dia nāo causava medo. Hoje devemos ouvir o sinos tocarem, orar para o dia, pois este sim traz armadilhas, iluminadas pelo sol (acidentes, assaltos, desemprego...).
Devemos despertar para a fé, pois há um outro céu, sereno e justo, independente de qual Deus (da sua existência ou não), temos que acreditar na fé que possuímos.
Há uma outra luz, embora seja escuridão para ela dentro de nos, temos que despertar estas luzes da fé, descortina-las para os novos tempos, para os novos “dias”.

Para lembrar:
A Fé não é só pelo divino, a fé é pela vida.
(Ronald Peret)
Citações de: um poeta, um santo e um “louco”.
A fé é a continuação da razão*. (William Adams)
Fé é acreditar no que você não vê; a recompensa da fé é ver o que você acredita.**
(Santo Agostinho).
A Fé é um sinal externo e visível de uma benevolência interna e espiritual.***
(anônimo)

Desperte para fé, tente novamente acorda-la. Finalizando com outra citação do Santo Agostinho.
As pessoas viajam para admirar a altura das montanhas, as imensas ondas dos mares, o longo percurso dos rios, o vasto domínio do oceano, o movimento circular das estrelas, e no entanto elas passam por si mesmas sem se admirarem.

Espero que minhas palavras, reguem os olhos, sem trazer a "tristeza", que elas toquem "corações"... acordando as vozes internas. Elas regaram os meus (olhos), trazendo de volta a "origem" do amor incondicional, do berço e da família dentro da fé, eternos e constantes mesmo na escuridão.

Fotos (ronald peret):
Robert no Alto da Cruz (198?)- Ouro Preto;
Festa Rave em Ouro Preto (2002).

Citações na versão original em inglês:
* “Faith is the continuation of reason”.
** Faith is to believe what we do not see; and the reward of this faith is to see what we believe.
*** An outward and visible sign of an inward and spiritual grace.