quinta-feira, 5 de março de 2009

e os santos da Igreja...


O que o "turismo 0,99" fez e faz. Um das mais belas vistas de um "conjunto Barroco" do mundo, nos últimos 20 anos aos poucos foi sendo, mudada, amputada, quebrada e ate derrubada. Retiraram... as estatuas na escadaria, elas deixam de emoldurar a paisagem, suas silhuetas que fazia um "k", nas fotos do "por do Sol", deixaram de existir.
Quando poderemos, ver novamente mesmo que for "replicas", as estatuas na escadaria da Igreja de São Francisco de Paula. Vasculhei jornais, revistas e a internet... não consegui nenhuma informação, sobre o paradeiro das estatuas, sabemos que ouve depredações, duas estatuas foram retiradas... poderiam colocar replicas nos locais, com tantos recursos e materiais... restauram tudo.
A empresa que possui as antenas na torre da igreja, poderiam "bancar" as estatuas, pelo visto são de telefonia... estas antenas geram sinais, estes sinais...geram muito dinheiro. Para onde vai este dinheiro, deve ter um retorno financeiro pelo uso do espaço, parte dele poderia ser usado, para a confecção de replicas das estatuas.


A Igreja São Francisco de Paula, foi construída entre 1804 e 1898, sendo a última igreja erguida no período colonial. Seu projeto é de autoria do sargento-mor Francisco Machado da Cruz.

Fotos e montagem final de Ronald Peret: a silhueta de um homem observando a paisagem (serra do Itacolomi) do outro a silhueta de um santo e um fotografo (escadaria da Igreja S.F. Paula)