terça-feira, 3 de março de 2009

continuando com o Chá das Cinco


Esta é a realidade, basta andar pelas ruas... depois das cinco, o que se vê, são poucos turistas na cidade. A cidade tem que favorecer, incentivar, criar oportunidades para o comercio local, criar eventos “inteligentes”, frutos da nossa “realidade” (historia, arte, cultura...); para que os turistas e moradores, descubram um outro Ouro Preto, movidos pela paixão de estar aqui, e de sempre voltar; Parati, Diamantina, Tiradentes, Sabara que é logo ali... tem eventos noturnos e anuais consagrados nacionalmente.

Por aqui temos: o “Fórum das Letras” funciona perfeitamente, o “do Jazz” que ainda engatinha, mas pode ser “O” festival, “se quiserem”, e o “Festival”... este tem tudo para ser “Um dos Melhores”, mas trafega na contra mao do publico alvo, continua voltado para os amadores e principiantes, distante de promover workshops e oficinas, para artistas e profissionais das as artes plásticas e visuais. Nas artes cênicas, música e literatura (obrigado Forum), tem feito progressos.
No passado, fazer um curso no festival de Ouro Preto, era para evoluir... não para passar o tempo. O festival virou mais, uma colônia de ferias, do que “O” festival.

Existe uma proposta, paralela ao festival, já que o mesmo não preenchem inúmeras lacunas das artes plásticas e visuais. Nos últimos três anos, alguns artistas tem encontrado as “escondidas”(uma inconfidência mineira das artes), esta vontade esta libertação para evoluir e ter oportunidades.
Para fazer parte do Festival “paralelo” de Inverno em Ouro Preto, existe uma reação e uma ação de Artistas “excluídos”, com bagagem para promover uma revolução na forma de fazer um festival.
Na base do projeto “paralelo”, existe oficinas, administrada por pessoas, que são excluídas do festival, por ter “talento D+”, são artistas que tem currículo “real” e vivem da sua arte, eles são de Ribeirão Preto, Brasília, Curitiba, Fortaleza... e de Ouro Preto (artistas de verdade, que são sempre excluídos). Pintura, escultura, origami, desenho, fotografia, video e gravura em metal, tem muitos aqui mesmo na cidade e jamais foram chamados, pois diizem que “santo de casa não faz milagres”, pois bem isto vai mudar esta mudando.
Os participantes das oficinas, serão a “propaganda viva” do futuro, do Festival “paralelo” de Inverno de Ouro Preto.

Quer saber mais de como participar! O e-mail de umas das pessoas organizadoras é o da jaquelinemoraesbh@gmail.com - ao enviar o e-mail conte sua estória e proposta, pois estes detalhes, serão primordiais para obter um resposta ou um convite do organizadores.

Imagem acima: Arte sobre* a imagem de/por** Ronald Peret- local: Rua Direita.
*sobre é “por cima de” , ao contrario de sob “debaixo de”.
** "de" pela propriedade da imagem e "por" pela execução da arte.

Obs.: Eu Ronald Peret, vou oferecer quatro workshops de fotografia no “paralelo”, os mesmos subjetivos e temas, dos workshops que ministrei em 2002, 2004 e 2006.