quinta-feira, 4 de junho de 2009

Jóia da "terra"


A origem do nome topázio mais "plausível" é que derive do vocábulo sânscrito tapas, significando fogo. A designação imperial, por sua vez, tem muitas versões: uma delas e que o nome foi atribuído à gema em homenagem a D. Pedro I, que teria se encantado com a exuberância de alguns exemplares de topázio que lhe foram oferecidos durante uma estadia na nossa "Vila Rica"
O topázio imperial só ocorre em uma região de Ouro Preto em diversos depósitos numa área de aproximadamente 150 km2 e as ocorrências existentes, não ultrapassam os limites do município. Esta região é a única fornecedora em escala comercial e abastecendo as joalherias do mundo, no Paquistão também tem uma ocorrência, mas esta sem expressão econômica.
Assim como Ouro Preto, o topázio imperial também tem sua história. Descoberto por volta de 1760, o topázio imperial é a variedade mais valorizada desta espécie mineral. Atualmente, as minas mais produtivas são as do Capão do Lana, (lavra: mecanizada) Rodrigo Silva; e a do Vermelhão, localizada em Saramenha, existem além destes diversos outros depósitos aluviais nas cabeceiras de alguns córregos e ribeirões da região.
----- Ronald Peret

Esta fascinante variedade de topázio ocorre numa ampla gama de cores, do amarelo alaranjado ao laranja-pêssego, do rosa ao vermelho-cereja. A cor mais rara é a roxa, seguida pela roxa rosada, vermelha-cereja e pelas bicolores. (Fragmento do texto do site www.joiabr.com.br de Luiz Antônio Gomes da Silveira

Foto: Anel de Prata e Topázio Imperial, criação do artista Edmilson Gonçalves - Foto e arte Ronald Peret