quinta-feira, 14 de abril de 2011

A cidade mais portuguesa do mundo!

Ouro Preto na decada de 30 por Tibor Jablonsky


O XVIII Congresso Internacional da União Geográfica Internacional – UGI ( Rio de Janeiro, 1956 ).
Ao recorrermos às edições antigas do jornal O Globo, período de 9 a 18 de agosto de 1956, temos uma noção da repercussão do encontro a nível da opinião pública da época.

Ouro Preto na decada de 30 por Tibor Jablonsky
Em manchete de primeira página do jornal O Globo, dia 9/8/1956 consta : “Conquista o Brasil sua maioridade com relação à ciência geográfica”. Na página seguinte, pág. 2, consta que o Congresso teria um custo superior a 9 milhões de cruzeiros. Tendo sido o único a ser realizado no Hemisfério Sul, até aquela data, a edição do jornal apresenta as razões do encontro ter ocorrido no Brasil.
Uma das razões:
Ao longo dos dias do congresso o jornal apresentava uma cobertura do que ocorria. Por exemplo, no dia 10/8 há uma fotografia em primeira página do geógrafo alemão Carl Troll, que tinha estado no Brasil em 1926. Na edição de 13/8 temos a notícia de uma grande exposição cartográfica no Instituto de Educação, com mapas eram “bonitos como quadros”.
No dia seguinte, pág. 11, temos uma entrevista com o geógrafo português Orlando Ribeiro, no Brasil pela terceira vez, que elabora uma comparação entre as cidades do Brasil com a de Portugal e ele interpreta que Ouro Preto ( MG ) é a cidade mais portuguesa do mundo! Na matéria do dia 18/8, pág. 07, ao término do congresso, os jornalistas colhem depoimentos pelos quais “... Em breve o Brasil ocuparia lugar de destaque no Mundo.”

Ouro Preto na decada de 30 por Tibor Jablonsky

O fotógrafo húngaro Tibor Jablonsky esteve em Ouro Preto em uma expedição geográfica do IBGE (anos 30), estas imagens pertencem a acervos particulares e do IBGE (entrar em contato para utilização). 20 imagens podem ser visualizadas no meu perfil no facebook, criei um album para ser visualizado por todos.
http://www.facebook.com/album.php?aid=298118&id=684557849&l=b6a0bd8b34