terça-feira, 5 de abril de 2011

Fatos "pessoais"

expoop01_50x70a72
capa do site  ouropreto.etc em 2002

Trinta e dois anos se passaram quando pela primeira vez, fiz uma foto de Ouro Preto, 23 anos se passaram quando pela primeira vez  foram publicadas internacionalmente fotos de Ouro Preto obtidas por mim,  a exatamente vinte anos foi publicada a minha primeira publicação internacional bilíngüe sobre a cidade de Ouro Preto, uma matéria completa com textos e fotos de minha autoria, as minhas duas maiores exposições fotográficas com fotos de Ouro Preto fizeram 20 anos... neste ano faz 15 anos que venho divulgando na internet a cidade de Ouro Preto, vale lembrar com recursos próprios, fui o primeiro a postar uma imagem obtida digitalmente  da cidade na internet e logo após realizei a primeira exposição on-line sobre Ouro Preto, em 21 de março de  1996 , esta amostra virtual teve mais de 21 mil acessos no único dia,  pois bem indo para o campo profissional, realizei em nove dias no ano de 1996,  mais de doze mil imagens de uma ponta a outra da cidade “ da antiga FEBEM a Fabrica de Tecido, estas imagens foram divulgadas e usadas para pesquisas em centenas de sites, desde dia então foram obtidas por mim milhares de fotos dos eventos, dos festivais, do cotidiano da cidade, da natureza no município e da vida ouropretana, só de imaginar que este blog esta na postagem de numero 721; pois bem minhas imagens foram e são usadas no mundo inteiro para alimentar ainda mais o desejo de conhecer  Ouro Preto,  e hoje depois de 15 anos na internet fazendo isto por amor a cidade, e complentando vinte  anos mostrando graficamente e publicamente Ouro Preto para o mundo, nunca tive um único “obrigado” dos empresários e dos políticos desta cidade,  nunca foi convidado a participar de uma exposição e veja bem estudei escultura e desenho na principal escola de arte da cidade,  Ouro Preto é maravilhoso como cidade, mais reconhecer seus filhos, não funciona deste o principio da historia ainda "Vila Rica", minha mãe em 52 atuou em pecas de teatro na casa da Opera, cantou e recitou "Ouro Preto", estudou pintura com Guignard, levou seus filhos  para aulas de arte na Faop, pintou Ouro Preto desde do começo dos anos 50,  e nunca sequer teve uma simples homenagem, sua maior exposição foi no estado de São Paulo a convite de uma secretaria de cultura, morreu sem uma única menção dos teus feitos, na terra em que nasceu.


ronaldperet020421_51_5830122zk
Lembrando do Passado - Faces Ouropretanas - São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto

Triste  mais esta estória se repete com outras famílias ouropretanas e artistas que estão aqui a dezenas de anos, e seus feitos permanecem em seus ateliers.  Hoje  pode ser constatado com um click no mapa ao lado aonde minhas imagens e palavras sobre Ouro Preto se repercutem, no ano passado foram 88 países, e fomos incluídos na lista dos cem melhores blogs de cultura do Brasil, realmente tenho que agradecer unicamente a vocês seguidores por me dar este numero 97, um numero muito  importante no mundo dos blogs.  Valeu! 97 Seguidores e 25,986 Leitores.

ronaldperet020423_35_3230235
Pensando no Futuro - Faces Ouropretanas - São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto