quinta-feira, 14 de abril de 2011

Exposição SUJEITO OCULTO na Faop

A Galeria de Arte Nello Nuno – FAOP inaugura na próxima sexta-feira, dia 15, a exposição SUJEITO OCULTO, do artista paulista Ivan Grilo.

Na exposição, Ivan Grilo apresenta uma série de trabalhos que reside sobre um processo poético de utilização de fotografias de arquivo. A ideia é desconstruir retratos por meio de apagamentos e tratamento gráfico, para depois reconstruí-las a partir de impressão diretamente nas paredes da galeria, utilizando uma fina camada de verniz, sem pigmentação. As imagens resultantes dessa aplicação de verniz são trabalhos que oscilam entre o visível e o não visível, em função do reflexo das luzes da galeria. 
Além desses retratos, a exposição apresenta certidões de nascimento históricas editadas digitalmente e impressas sobre papel manteiga. Na edição, todos os dados preenchidos nas certidões foram retirados, deixando apenas os dados que não se referem a ninguém, dessa forma são certidões vazias, que não trazem informação alguma, sugerindo um 'não-nascimento', um 'desaparecimento', e assim relacionam-se aos retratos em verniz que desaparecem com determinada luz, reforçando o conceito de aparição/desaparição. Os documentos são montados em caixas de madeira, remetendo aos expositores de museus históricos.


Sobre o artista
Graduado em Artes Visuais pela PUC-Campinas, participou do 35º SARP - Salão de Arte de Ribeirão Preto, do Festival de Vídeo Acadêmico de Lisboa/Portugal, e do 14º Salão Unama de Pequenos Formatos em Belém/PA, recebendo, neste, prêmio aquisitivo. Em 2009, como prêmio no 8º Salão de Artes Visuais de Guarulhos, fez sua primeira exposição individual, Irreversível. Em 2011, apresentou ‘A Pausa do Retrato’ na Usina do Gasômetro, Porto Alegre/RS, e ainda este ano apresenta a exposição ‘Ninguém’ no Paço das Artes, São Paulo/SP.

Serviço
A exposição será inaugurada no dia 15 de abril às 20 horas, e permanece com visitação até o dia 08 de maio. A Galeria de Arte Nello Nuno está localizada à Rua Alvarenga 794, Cabeças, Ouro Preto. A entrada é gratuita, e o horário de visitação é: segunda a sexta das 12h às 18h e aos sábados das 9h às 14h. 




Obs.: Durante todo o período da exposição a FAOP disponibiliza um serviço de Ação Educativa, destinado a aproximar o público da arte contemporânea e suas linguagens, para todas as faixas etárias, com agendamento prévio. Informações: (31) 3551-2014
faop@faop.mg.gov.br