sexta-feira, 8 de abril de 2011

Igrejas nos Distritos

glaura_30392_ Ouro Preto
Igreja Matriz de Santo Antonio - Glaura (Casa Branca) - Ouro Preto

Glaura , antiga Freguesia Santo Antônio da Casa Branca do Ouro Preto, é um dos mais belos distritos do município, situa-se a aproximadamente 26 km (asfalto) da sede do município; Glaura é chamada também de Casa Branca.

A matriz de Santo Antônio foi edificada de 1758 a 1764 (data gravada na cruz do frontispício), mandada construir pela Irmandade do Santíssimo Sacramento, é uma das grandes matrizes mineiras, estilo jesuítico, retilíneo, imponente, com alto frontão e duas torres sineiras e estrutura de alvenaria de pedra. Internamente, a ornamentação concentra-se nos altares e retábulos, barrocos, da primeira fase, estilo Dom João V. É tombada, desde 1962, pelo IPHAN e inscrita no Livro de Belas Artes.

lavrasnovas_30840_ Ouro Preto
Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres - Lavras Novas - Ouro Preto

Em 9 de outubro de 1762, em solicitação dos moradores de Lavras Novas, a Capela de Nossa Senhora dos Prazeres, orago bastante incomum na região das minas. Foi conservado o largo à frente e aos fundos da igreja (A Atual capela foi reerguida provavelmente na segunda metade do século XVIII). O Cruzeiro de pedra, que ornamenta o largo, é marco da fé dos primeiros habitantes.

chapada 30671 Ouro Preto
Capela de Santana - Chapada Sub-distrito de  Ouro Preto

Sub-distrito de Ouro Preto. O povoado teve sua origem em meados do século XVIII, foi consolidado no século seguinte, como confirma a construção da Capela em 1883. Destacam-se na Chapada a Serra do Trovão, que apresenta uma natureza exuberante repleta de cachoeiras. A principal da região é a Cachoeira do Castelinho. Distância: 18 quilômetros (asfalto e terra).

amarantina 30594 Ouro Preto
Igreja Matriz de São Gonçalo - Amarantina - Ouro Preto

Amarantina é um distrito no caminho para Ouro Preto, a festa da Cavalhada é uma das mais antigas e belas, desde o século XVIII foi preservada e grande parte dos eventos gira em torno da Igreja Matriz de São Gonçalo(1753-1758) sofreu grande intervenção na primeira metade do século XX, com a descaracterização da fachada e torres e as capelinhas, uma de 1852 e outra de 1893.

miguelburnier_30784_ Ouro Preto
Igreja do Sagrado Coração de Jesus - Miguel Burnie - Ouro Preto

A Igreja do Sagrado Coração de Jesus - 1934 (séc XIX) é o único exemplar neo-romântico do município de Ouro Preto. (Localização: 40 Km de Ouro Preto)- O nome do distrito foi uma homenagem ao diretor da rede ferroviária, o engenheiro Miguel Noel Nascentes Burnier. O nome antigo é São Julião

Fotografias atuais das igrejas nos Distritos de Ouro Preto, obtidas nas ultimas 24h por Ronald Peret, outras imagens de mais igrejas a qualquer momento. Visite para conhecer a grandiosidade e diversidade do municipio de Ouro Preto (texto* e fotografia de Ronald Peret)