domingo, 17 de abril de 2011

Domingo de Ramos e do Encontro

Cristo
Matriz Nossa Senhora do Pilar.  Sermão do Calvário.
17 de abril - Domingo de Ramos e do Encontro

08h - Bênção e distribuição dos ramos na Igreja de São Francisco de Assis. Em seguida, procissão litúrgica e continuação da Missa no Santuário Nossa Senhora da Conceição.
16h - Missa no Santuário de Nossa Senhora da Conceição. Em seguida, procissão com a Imagem de Nosso Senhor dos Passos até a Praça Tiradentes.
17h – Missa na Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia (Mercês de cima). Em seguida, procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores até a Praça Tiradentes, onde se dará a Cerimônia do Encontro. Logo após, segue-se a procissão até a Matriz Nossa Senhora do Pilar. À chegada, Sermão do Calvário.

ronaldperet170419_04_2634194EOS-5D-Mark-II
Imagens são aproximadas à medida que o Sermão do Encontro é proferido

Nota do Domingo de Ramos por Carminha - Procissão do Encontro:
Pela manhã, as celebrações do Domingo de Ramos se iniciam, na igreja, é feita a distribuição dos ramos seguida da procissão litúrgica e da Missa de Ramos. Neste momento, e´celebrada a entrada de Cristo em Jerusalém e sua aclamação como Rei.

ronaldperet160420_53_5132993EOS-5D-Mark-II

No final da tarde deste Domingo, saem duas procissões de igrejas distintas - uma com Imagem de N.S. das Dores, que sai da Igreja das Mercês de Cima e outra com a Imagem desvelada de N.S. Dos Passos, que sai do Santuário de N.S. da Conceição. Estas procissões se encotram em determinado ponto do trajeto (Praça Tiradentes).

ronaldperet160421_45_1833219EOS-5D-Mark-II
Santuário de N.S. da Conceição


Na Mesma Praça, o clima denso que já vem se instaurando desde a Procissão de N. S. das Dores é intensificado pela presença da Imagem do Senhor dos Passos carregando uma Cruz sobre seus ombros e uma coroa de espinhos sobre sua cabeça. A Imagem de Maria com um punhal cravado no peito parece ainda mais sofrida. A guarda romana agora, também, ladeia a Imagem de Nossa Senhora.

As duas Imagens são aproximadas à medida que o Sermão do Encontro é proferido. Neste Sermão é relembrado o momento em que Maria encontra seu Filho à caminho do Monte Calvário.

Após o Sermão, Verônica canta e expõe a Imagem de Jesus no Santo Sudário. As procissões se unificam e seguem à caminho da Igreja do Pilar. A Imagem do Senhor dos Passos é acompanhada pela Imagem de Maria.
A cada Passo (pequenas capelas onde são venerados os Passos da Paixão de Cristo) que encontram no trajeto da Procissão, as Imagens de N.S. dos Passos e de Maria Santíssima param, o coral entoa uma oração e o Passo é incensado.
Quando a Procissão chega à Igreja do Pilar, a cena do Monte Calvário já está montada e e proferido o Sermão do Calvário.

Nesta postagem as notas foram de Maria do Carmo Ferreira de Souza e Fotos de Ronald Péret