domingo, 28 de dezembro de 2008

"Diluviano em Ouro Preto"

dilúvio é dilúvio...nao importa a língua...
- dilúvio in Ouro Preto (inglês), - dilúvio в Ouro Preto russo), - dilúvio σε Ouro Preto (grego), - em Ouro Preto di dilúvio (italiano), - em Ouro Preto del dilúvio (espanhol)... ...francês, alemão,... sempre... dilúvio.

A palavra: dilúvio refere-se a uma grande quantidade de chuvas... Dilúvio, segundo diversas mitologias, foi uma terrível inundação que teria coberto todo o mundo, ou ao menos terras ancestrais de determinados povos. Uma boa parte da comunidade científica também acredita que estes inúmeros relatos, em diversas culturas, possam representar uma grande inundação real que causou grande impacto na história da humanidade.

Os "antropologistas" dizem que há mais de 270 narrativas do dilúvio em povos e culturas diferentes do mundo, e todas elas, coincidentemente, são no início destas civilizações. Para a civilização ocidental, a história mais conhecida a respeito do dilúvio é a da Arca de Noé, segundo a tradição judaico-cristã. O Dilúvio também é descrito em fontes americanas, asiáticas, sumérias, assírias, armênias, egípcias e persas, entre outras, de forma basicamente semelhante ao episódio bíblico:uma divindade decide limpar a Terra duma humanidade corrupta e escolhe um homem bom aos seus olhos para construir uma arca para abrigar sua criação enquanto durasse a inundação. Na verdade, Deus estava disposto a acabar com toda a humanidade, porém Noé foi agraciado por Deus porque era varão temente a Deus e não se deixou corromper. Após um certo período, a água baixa, a arca fica encalhada numa montanha, os animais repovoam o planeta e os descendentes de tal homem geram todos os povos do mundo.

Um acontecimento como o dilúvio deixaria suas marcas no planeta. E há evidências.Há sedimentos e fósseis marinhos em todas as grandes montanhas do mundo.Os registros históricos mais antigos que se conhecem têm cerca de quatro mil e quinhentos (4500) anos. São dessa época as civilizações mais antigas. Igualmente, digno de nota é o fato de nas mais variadas culturas, em todos os continentes, existirem tradições que aludem à ocorrência de um dilúvio global, com paralelismos espantosos entre sí, tendo sido documentadas mais de 250, em contextos culturais diferentes. Há evidências crescentes de que algo de "excepcionalmente catastrófico" aconteceu há alguns milênios atrás.É significativo que nos cumes das montanhas mais elevadas, incluindo o Everest, a montanha mais alta do mundo, se encontram sedimentos das “profundezas” do mar e fósseis de moluscos.

texto:modificado na ordem do contexto extraído da "Wikipedia - A enciclopédia livre"