terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Ouro Preto voltou a tocar os sinos, morre Padre Simões.

...



Os sinos das igrejas de Ouro Preto dobraram pela morte do Papa João Paulo 2º, repicaram para saudar o novo papa, Bento 16, e hoje lamentavelmente os sinos dobraram pelo falecimento do conego José Feliciano da Costa Simões, aos 78 anos.
O Padre Simões era natural de Ouro Preto, faleceu em Belo Horizonte e o corpo vai ser velado na igreja do Pilar em Ouro Preto (16 horas).
Hoje dia 20 de Janeiro, Ouro Preto perde fisicamente, um dos grandes homens da sua historia recente.
Não vou escrever de alguém desconhecido, vou falar de alguém, que frequentou minha vida e a de milhares de ouropretanos, e fez isto com inteligencia, carisma, simpatia, ousadia, dinamismo, polemica, historia e muitas estorias, pois adjetivos e palavras não faltam para ilustra a vida e as obras do nosso Padre Simoes.

Em Minas tudo se inicia pela amizade, desde muito tempo a minha familia era ligada sempre pela amizade com a familia do Padre Simões, no futebol com meus tios (menino), na amizade com minha mãe... ate na sua presença no velorio do seu falecimento.
O outro "laço" bem mineiro depois da familia, começa na escola com os professores, eu foi um dos inumeros alunos do Padre Simões, quando estudava no Colegio Arquidiocesano em Ouro Preto. Suas aulas eram vivas, sua intelectualidade brotava com vivências pessoais, sua maestria nos conduzia a querer, sempre saber mais, seu dinamismo me fez ver o mundo ...me direcionava a inúmeras viagens pessoais.
O laço da uniāo familia, escola, amizade... reflete na religiāo, assim sendo... nascendo em berço catolico, foi batizado, fiz o catequismo e a minha primeira comunhão na igreja do Pilar, sempre com Padre Simoes.
Frequentei suas missas, celebrações e discursos e outras comemorações, nas Igrejas e pelas ruas de Ouro Preto, vivencie um homem sem igual por estas bandas, que vai deixar milhares, ainda em questionamento pelo seu falecimento, inexplicavelmente... nao existe o seu substituto, sāo décadas de fatos e atos, para se moldar um ser humano desta grandeza, nāo somente os estudos ou momentos vividos, gera um Padre Simões, sua personalidade, sua fê, o seu sorriso, seu - bom dia "Peret"... me faz sentir saudades... muitas.
Eu "Ouro Preto" e "eu" Ronald Peret, em Luto. Uma "luz" para o "sempre" .........."Padre Simões"

O Blog semprecommaria.blobspot.com
Este blog descreve um pouco mais sobre o padre Simões, informações estas que destaco:


Graduado em geografia, história e ciências naturais pela Faculdade D. Bosco de Filosofia, Ciências e Letras da São João Del Rey (MG),
Especializou-se em história da arte sacra, barroca e filosofia da arte pela Universidade de Sorbone, Paris, França.

Foi assistente em congressos de arte e museologia na Itália, Espanha, França, Alemanha e Egito;do congresso de cultura e arte em Santiago do Chile e do congresso da Cultura Asteca, Incas, Maias e Pré-Colombianas em Buenos Aires, Argentina.

Foi professor de história da arte sacra no Seminário Maior Santo Antônio de Juiz de Fora, de humanidades no Seminário N.S. da Assunção de Mariana, de história da arte e teologia patrística no Seminário São José, Mariana (MG) e

Diretor do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto.

Foi outorgado Cônego Catedrático da Arquidiocese de Mariana (MG), pelo Arcebispo D. Luciano Pedro Mendes de Almeida.

Foi nomeado pelo Papa João XXIII, em 1963, Vigário da Paróquia de N. S. do Pilar de Ouro Preto.

Pioneiro na luta contra poluição da Alcan em Ouro Preto.

Em 1962, recuperou 18 obras de arte sacra que haviam sido roubadas de várias igrejas em Ouro Preto nas décadas de 1950 e de 1960.

Não deixem de visitar o blog semprecommaria, com postagem de Rodrigo Gommes, sobre Padre Simões. Muito Bom ★★★★