quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Igreja brilhante...vida iluminada

No madrugada, ou começo de um novo dia, pelas ruas da minha cidade, vou em direção a igreja do pilar, a cidade esta calma e reflete, a sensível atmosfera do momento. Um homem que marcou seu tempo, que se fez presente, que fez estoria e agora faz parte da historia, deixou a vida e foi ao encontro de sua devoção e fé. Cada passo no meu caminho pensava na grandiosidade deste homem, não pensando em seus inúmeros feitos e valores religiosos, mais na sua intelectualidade aflorada, viva, permanente, um homem que tive o prazer de conhecer e de chamar de professor. Na porta da igreja já spodia sentir a força do momento, logo na primeira fila do bancos, me eu querido pai, ajoelhado fazia as orações em coro com os presentes no velorio. Ja passava da meia noite, fiz minhas orações...pensei no "homem" e sua "Igreja", aquele corpo junto ao altar, "pequeno" e relação ao "todo", mas "grande" em relação ao "mundo". Ao seu lado velando e orando as pessoas presentes, eram sem duvida alguma, amigos e companheiros da mesma fé, vizinhos e comerciantes locais. Meu momento foi de resgatar as lembranças, pensei que durante minha vida, aquela igreja foi minha casa e o padre Simões o "dono", Minha avo casou aqui, minha mae tambem, meu batismo, meu catequismo, minha primeira comunhão e tantas outras... construia o cenário, mesmo com a imagem de sua morte "presente", podia visualizar as inumeras vezes, que a voz do padre Simoes, ecoava... percorrendo as imagens, as obras e os santos desta igreja, Igreja brilhante...vida iluminada. Alguns momentos solitarios e pensativos, após minhas orações caminhei para um único abraço (Claudia, sua sobrinha) que foi dado e recebido com todo o sentimento da perda e da esperança de luz para iluminar o futuro, um abraço que traz o valor duma amizade que percorre os tempos entre as famílias dos Peret e dos Simões. Hoje perdemos, neste universo fisico Padre Simões, mas com a certeza de um Deus, muitos destas duas famílias ganharam de uma outra forma o que fisicamente perdemos.
Um detalhe... fora da igreja... escutando conversa alheia, como um bom mineiro que sou, um papo me tomou, a atenção: Fulano de tal diz para o sicrano; O padre Simões, disse uma vez para minha mae "A vida é um teatro, cada um tem o seu papel, depois de feito... já pode sair de cena". Padre Simões uma fonte de luz em vida, luz pela fé e luz para humanidade.