quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Para todos mais que um "marco"


Em tupi-guarani, o nome quer dizer "a pedra e o menino" (ita, pedra; corume, menino).

O filho da montanha como era visto pelos índios, para nos a pedra mãe e o filho... para todos é fácil perceber isso: uma pedra maior, com outra menor ao seu lado. Este marco com 1772 metros de altitude, esta situado dentro do Parque Estadual do Itacolomi , possui uma ótima infra estrutura, oferecendo varias opções de  trilhas e muitos outros atrativos.  O IEF e o responsável pelo parque, pois o mesmo é uma Unidade de Conservação Estadual; sua responsabilidade vai da manutenção ao controle  de acessos, já que é um parque aberto ao publico.  Para quem é de Ouro Preto, e o pico é mais que um marco, vale a pena subir ate o Manso, e desfrutar dos prazeres naturais de Ouro Preto. Durante alguns anos era arriscado subir ao pico..."roubos e assaltos", mas agora, com a liberação e manutenção por guias do Parque, nao somente os visitantes como os moradores, podem viver uma das mais seguras e belas, opções em eco turistimo de Ouro Preto.
As informações do parque
 O Parque está aberto de Quarta Feira a Segunda Feira, de 08:00h às 17:00h (o credenciamento é feito somente até as 15:00h). Para mais informações entre em contato com parquedoitacolomi@ouropreto.com.br  Telefone: (31) 8835 7260. O website do parque  http://www.parquedoitacolomi.com.br/ .

... ...
Se olho para cá
vejo o Itacolomi
Se olho para lá também
Se olho par
a cá
vejo uma igreja
Se olho para lá também
...

Trecho do Poema: Um Poema em Ouro Preto de Lidiane Lobo.    No blog Em Ouro Preto  O Rosário e o Itacolomi ... pode-se ler todo o poema... pois A igreja do Rosário  é o Pico do Itacolomi, sao poemas visuais... um natural e o outro arquitetônico. 


Os dois juntos, um prazer visual em Ouro Preto.... vamos ...  ouropretar!


Detalhes das fotos pela ordem: 
Pico e o Morro do Alto da Cruz, uma vista somente possível a pê, não existe, neste trecho a possibilidade de parar o carro, a rua é estreita e movimentada.
Igreja do Rosário - por detrás e do lado do beco. Flores do jardim mantido pelos vizinhos.
Fundos da Igreja do Rosário - esta mesma foto foi usada numa revista de viagens pela primeira vez em 1996, um angulo, nunca antes aproveitado, pelo menos em cartões e matérias jornalísticas, passou a ser desde entao, fotografado por turistas e fotógrafos profissionais.  
Eu "Ronald Peret", fotografei as fotos com estes ângulos inusitados, e muitas outras de Ouro Preto, que foram publicadas em Revistas de Bordo, de Viagens e jornais. A descoberta de novos ângulos nao somente enriquece o olhar do autor, como a do mundo. Não se esqueça de ao visitar Ouro Preto, alimente seu desejo, de explorar novos ângulos.
.......

Eu "Ouro Preto", parabeniza o IEF da região de Ouro Preto, desde seus vigilantes ate os responsáveis "locais", este conjunto tem em muito, conjugado respeito e preservação com concientização ambiental. Um especial apreço pelo pessoal do Tripui (Tripuy), que deveria ser tornar como o parque do Itacolomi, aberto a visitantes, principalmente para os  observadores de passaros, pois eles em muito ajudam na concientização ambiental e seus recursos... usados para apropria preservação local.