domingo, 24 de maio de 2009

Vida sem "Arte"

As imagens abaixo são exemplos da minha arte: fotografia (cor e P&B); Desenho & Fotografia; Desenho. a foto foi obtida ontem no espaço do Os Losna S.A. e ontem mesmo crie as imagens... inspirada na alegria da pequena prateia que lotou este local, momentos de alegria...proporcionados por este ator "Incrível", do inesquecível, Mordedor de Cotovelos.

A arte recarrega nossas baterias emocionais e criativas. Ver, ouvir e ler... arte, dissolve as células mortas... da “imobilidade” artística, e as transforma em células “inspiradoras e criadoras”, estar num “show, espetáculo, palco, exposição... muda, por mais banal que esta seja o dia seguinte.

A vida sem arte é uma vida que somente os “verdadeiros artistas”, compreenderiam e saberiam que viveriam...na obscuridade dos seus “eu”.
Não fazer arte é como uma vida sem amor, sem “ensaios”, sem poemas, sem ritmo, sem visões, sem riscos, sem tintas, sem um lápis à disposição... nenhum canto, nenhuma prosa, nenhum verso... sem nenhuma bolha nos dedos do pé de um bailarino ou nas mãos de um tocador..., nenhuma musica... dançaria nos nossos ouvidos, nenhuma imagem....faria nossos olhos brilharem.
Uma vida sem arte: de palavras, de musica ... de vozes... sem mp3. , mov. ou blogs... sem blues, rock, jazz, forro... samba de raiz. Os Museus chorariam por pinturas em suas paredes, elas estariam vazias, se nelas não tivesse fósseis desconhecidos... pendurados sem moldura... porque até uma moldura é arte.

A arte é um embrião, que depois se torna feto e quando se torna um recém-nascido, tem que ser consolidado e passa ser amado eternamente. A arte não pode viver se está inoperante.

Pode você pedir que um bebê não grite?
Pode você pedir que um pássaro não voe?
Pode você pedir uma flor para não florescer?
Pode você... impedir alguém de fazer “arte”?

Como não fazer arte,
Como não viver “arte”,
Como não absorver a arte.
Defenda a sua arte, “ViVa”.

Ronald Peret (palavras, desenhos e fotos) O palhaço nos desenhos e arte acima e ator Eduardo Dias da Cia. Losna (www.cialosna.com)

Obs.: Dentro de algumas semanas, vou oferecer uma oficina gratuita, em dois espaços...ainda não definidos, cada uma com seis alunos, meu objetivo "principal", fazer com que a fotografia, principalmente de "artes cenicas" não fique inoperante...em Ouro Preto... que se faça arte com imagens! Para maisdetalhes, ou reservar o seu lugar... envie um e-mail, são somente doze pessoas, para realmente "aprender". email ronald_peret@yahoo.com ou deixe um comentário..que nao serea publicado, somente gravado.