quarta-feira, 27 de maio de 2009

Birdwatching* em Ouro Preto


*Birdwatching - Prática originária dos Estados Unidos e Inglaterra, trata da observação de pássaros em geral.

No mundo todo existem cerca de 9700 espécies de aves, na América Latina podemos encontrar em torno de 3000 dessas aves, sendo que um pouco mais 1700 espécies estão no Brasil. Em Ouro Preto, esta sendo feito um levantamento, das espécies, em seu habitat natural, foram registrados fotograficamente e com auxilio de GPS, espécies raras e espécies únicas da região. O objetivo principal, desde guia e alimentar da melhor forma, o turismo de observação de pássaros, uma das mais cobiçadas fatias do " Eco Turismo" o observador de pássaros, "É o turista que permanece mais tempo e gasta mais dinheiro", vários países da América latina, como Peru abriu suas portas para este tipo de turismo, o birdwatching neste pais e de "cair o queixo" , mas não ficamos muito longe, lugares como a cidade de Ubatuba, possui em seu pequeno território, uma enorme quantidade de especies. Pois bem "Há muitos lugares no mundo interessantes para ver pássaros", Ouro Preto pode ser um destes a graças a sua variedade de micro regiões, dentro do seu município, basta saber aonde encontra-los, isto que eu (Ronald Peret) venho fazendo nos últimos cinco anos, esta postagem de hoje "fortalece" a amplitude deste leque turístico para cidade, todos os dias espécies comuns e novas na região, são fotografadas por mim e posteriormente catalogadas (espécie, local e data), um trabalho delicado pois a diferença entre algumas espécies são mínimas, o que tornam trabalho seja minucioso e paciente...mas não cansativo, pois observar e fotografar pássaros e algo de maravilhoso. Na cidade de Ouro Preto muito podemos fazer para esta vertente do turismo crescer, basta adicionar ao projeto pessoas que gostam desta área, como na cidade existe estudantes de "turismo' e de "biologia", este artigo e enderecado a eles... que se quiserem fazer uma parceria neste guia e pesquisa, basta entrar em contato comigo pelo e-mail, celular ou por um comentário nesta postagem, As "pessoas e as idéias" são benvindos.

Foto de uma Saí-andorinha. Tersina viridis poucas vezes vistas e por levantamneto na internet, foi a primeira vez fotografada em Ouro Preto e região , ontem por volta das 16 horas, "dentro de uma reserva florestal" de um hotel em Ouro Preto. Nosso horto, fundo de casas (Antonio Dias, Rodoviaria, Alvorada, Rosario ...), parques, estas "ilhas verdes" entre bairros e estações ecológicas ... tem muito a oferecer... e ser preservado com concientizaco ecologica e retorno aos humanos, mesmo que seja como "observadores".

Quer saber mais sobre a Saí-andorinha - Tersina viridis click neste link (Mundo Alado) ... O azul brilhante do macho chama a atenção quando visto de baixo para cima (foto)... (frase do artigo Mundo Alado por Ronald Peret.

obs.: Eu sou especializado em imagens da "vida selvagem", registrei centenas de espécies há mais de 20 anos sem nunca ter usado o artifício dos polêmicos "playbacks" de cantos de aves, existe os defensores para o uso deste artificio e outros que dizem que estas "isca" sonoras, transformam o comportamento dos animais. No meu caso prefiro deixar ... minha experiência encontra-los. Não vanglorio dos meus feitos... pois queria ver mais destes seres alados em todos os lugares sendo visto por olhos humanos, mais infelizmente acha-los livres já é muito difícil imagina fotografa-los "livres na natureza" , principalmente na região do "quadrilátero". Nos últimos anos fotografei espécies ameaçadas como: Harpia (duas vezes em MG), Águia Coroada (seis vezes em OP em dois anos), Gavião Pega-macaco (4 vezes). Já a Saíra-lagarto, Urubu-rei, Surucuá-grande-de-barriga-amarela, Papagaio-de-cara-roxa, algumas vezes em OP, em um raio menor que dez quilômetros do centro histórico, por fim algumas tantas dezenas de seriemas, carcarás, gaviões-de-rabo-branco, e outros alados na nossa Ouro Preto.