
*Birdwatching - Prática originária dos Estados Unidos e Inglaterra, trata da observação de pássaros em geral.
No mundo todo existem cerca de 9700 espécies de aves, na América Latina podemos encontrar em torno de 3000 dessas aves, sendo que um pouco mais 1700 espécies estão no Brasil. Em Ouro Preto, esta sendo feito um levantamento, das espécies, em seu habitat natural, foram registrados fotograficamente e com auxilio de GPS, espécies raras e espécies únicas da região. O objetivo principal, desde guia e alimentar da melhor forma, o turismo de observação de pássaros, uma das mais cobiçadas fatias do " Eco Turismo" o observador de pássaros, "É o turista que permanece mais tempo e gasta mais dinheiro", vários países da América latina, como Peru abriu suas portas para este tipo de turismo, o birdwatching neste pais e de "cair o queixo" , mas não ficamos muito longe, lugares como a cidade de Ubatuba, possui em seu pequeno território, uma enorme quantidade de especies.

Foto de uma Saí-andorinha. Tersina viridis poucas vezes vistas e por levantamneto na internet, foi a primeira vez fotografada em Ouro Preto e região , ontem por volta das 16 horas, "dentro de uma reserva florestal" de um hotel em Ouro Preto. Nosso horto, fundo de casas (Antonio Dias, Rodoviaria, Alvorada, Rosario ...), parques, estas "ilhas verdes" entre bairros e estações ecológicas ... tem muito a oferecer... e ser preservado com concientizaco ecologica e retorno aos humanos, mesmo que seja como "observadores".
Quer saber mais sobre a Saí-andorinha - Tersina viridis click neste link (Mundo Alado) ... O azul brilhante do macho chama a atenção quando visto de baixo para cima (foto)... (frase do artigo Mundo Alado por Ronald Peret.
obs.: Eu sou especializado em imagens da "vida selvagem", registrei centenas de espécies há mais de 20 anos sem nunca ter usado o artifício dos polêmicos "playbacks" de cantos de aves, existe os defensores para o uso deste artificio e outros que dizem que estas "isca" sonoras, transformam o comportamento dos animais. No meu caso prefiro deixar ... minha experiência encontra-los. Não vanglorio dos meus feitos... pois queria ver mais destes seres alados em todos os lugares sendo visto por olhos humanos, mais infelizmente acha-los livres já é muito difícil imagina fotografa-los "livres na natureza" , principalmente na região do "quadrilátero". Nos últimos anos fotografei espécies ameaçadas como: Harpia (duas vezes em MG), Águia Coroada (seis vezes em OP em dois anos), Gavião Pega-macaco (4 vezes). Já a Saíra-lagarto, Urubu-rei, Surucuá-grande-de-barriga-amarela, Papagaio-de-cara-roxa, algumas vezes em OP, em um raio menor que dez quilômetros do centro histórico, por fim algumas tantas dezenas de seriemas, carcarás, gaviões-de-rabo-branco, e outros alados na nossa Ouro Preto.