quinta-feira, 14 de maio de 2009

Não somente "topázios"

Ouro Preto é rico de pedras e minérios, sim.. tem a famosa "Pedra Sabão" e também o Topázio Imperial... um par perfeito... apesar de diferentes utilizações...! Tudo isto esta nos livros e na boca do povo, não é a toa que no passado, aqui era a Vila Rica.
Existe muito mais a oferecer, do que as pedras, a arte, a historia e arquitetura colonial... estas montanhas, vales, campos... escondem além das cachoeiras... vidas... com pétalas, galhos, asas, patas e bicos... estes seres mesmos os conhecidos, são raros para muitos... imaginem as espécies realmente raras "ou ameaçadas", como o Pavó (Pyroderus scutatus ), a Tesourinha (Phibalura flavirostris ), o Macaco Sauá (Callicebus personatus ), a Lontra (Lutra longicaudis )... Pois bem, caros leitores deste blog...por estas bandas temos: Quatis (Nasua nasua ), Pacas (Agouti paca ), a Raposinha, e o Lobo-Guará (Chrysocyon brachyurus ); estes animais andam e vivem pelas matas e reservas do Itacolomi e do Tripui, mas dentro da cidade, já foram vistos e fotografados: O Caxinguelê ou Serelepe (Sciurus aestuans ) este é o único esquilo "brasileiro", visto varias vezes no bairro do Rosário, e o Tapeti (Sylvilagus brasiliensis ) uma espécie de roedor, entre a lebre e coelho, visto no adro da Igreja do Bom Jesus,...jacus , micos e inúmeras aves, também vivem nestas ilhas verdes dentro da cidade.

Valorize nossas riquezas naturais, visite os parques estaduais, ande pelo horto botânico... desfrute caminhar por estas montanhas, encontrara muito mais, que flores raras, encontrará "vidas" para florescer ou engrandecer sua própria "vida".

Existir, é um bom começo, mas ao observar a bio-diversidade do que nos rodeia... muda a nossa própria existência, para dias melhores.



Foto e Texto Ronald Peret.