domingo, 10 de maio de 2009

Imperdoável.. não fazer esta viagem!

Primeiramente: Desejo muitas felicidades, para "todas as Mães", como não posso comemorar a lado da minha e peu pai idem, fomos passar o dia, junto a "mãe" natureza ou com ela ao nosso lado.
Sim... fomos ao Parque Estadual do Itacolomi, imperdoável... não chegar a este local, e agora mais que nunca a Casa do Bandeirista, pois a mesma foi restaurada, expondo uma interessante "historia", a exposição permanente dos " Viajantes Naturalistas", que mostra os temas, ferramentas, objetos, artefatos, percursos percorridos e uma linha do tempo (painel lindo e bem feito) correlacionando os fatos da época aos viajantes naturalistas. Esta exposição traz para o nosso conhecimento,a vida destes estudiosos,
que vieram ao país nos séculos VXIII e XIX, e passaram pela região. A mostra destaca naturalistas franceses como Saint-Hilaire (1779-1853), Claude-Henri Gorceix (1842-1919) e muitos outros... conhecidos ou não; mais uma mulher, não posso deixar passar desapercebido, na exposição, fala se dela poucas linhas, alias tudo é um resumo, a vida destes viajantes, deixaram... milhares de livros e informações sobre o Brasil. A Mulher que faz correr lagrimas pelos, olhos... Marianne North, nasceu em 1830; na cidade de Londres, este blog e pequeno para esta notável mulher (que saber mais visite meu blog), mais o resumo esta aqui, com 41 anos em 1871, ela inicio sua viagem pelo mundo, nos próximos 14 anos ela visitou todos os continentes, produziu 1000 pinturas a óleo, extraordinárias, realistas e cheia de vida, no seu diário... enfrentava travessias de pântanos e escalava precipícios, para alcançar as plantas que ia retratar, seu trabalho é da grande importância botânica, porque descreveu a natureza com realismo, tanto que quatro espécies foram primeiramente retratados por ela e foram posteriormente nomeados com seu nome.
(tem muito mais descrever da Marianne, mas em outro blog- click aqui se interessar).
De volta a Casa do Banderista, o lugar, a arquitetura, a exposição (documentos, imagens , mapas e informações) por si já encanta, quando seguimos a linha do tempo no painel... somos viajantes dentro do tempo... com detalhes.Não deixem de viajar...realmente e virtualmente... neste universo "cultura, historia e natureza", o parque pode proporcionar muito mais, um exemplo, esta na imagem abaixo de um gavião (Milvago chimachima),fotografado, entre uma garfada e outra, no agradável restaurante do parque.


Para alguns o significado de Itacolomi, pode ser: filhote da montanha ou pedra "mãe"... como hoje é o dias das mães, esqueceço o real significado do nome e vou adotar, como pedra mãe, esta que desde menino, nos nativos (ouropretanos) aprendemos a amar, como "A Pedra Mãe",ou Pico do Itacolomi.

Fotos: Entrada da Casa do Bandeirista; Interior da Casa do Bandeirista e foto do painel (ronald peret); fotografia de Marianne North (divulgação); pintura de Marianne North (flor: Dipladenia - Borboleta: Morpho achillaena); Milvago Chimachima obtida hoje, 10/05 por Ronald Peret no local.
Links interessantes:
O site do Parque: atualizando mais o endereço é www.parquedoitacolomi.com.br
Sobre o Parque do Itacolomi (IEF): click aqui

obs.: o link para minha pesquisa sobre Marianne North, em menos de 24 horas.