sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Programação dos prôximos dias

08 a 15 Fórum das Letras 2010
Cine Vila Rica e Centro Histórico

12 Inauguração do Museu Casa dos Inconfidentes Casa dos Inconfidentes - Vila Aparecida

casa_entorno_6_ronaldperet02646

13 a 21 Semana Municipal da Consciência Negra Centro, Bairros Padre Faria, Alto da Cruz, Piedade, Rosário ( comunidade e escolas rede pública) programação completa em breve
13 a 18 Semana do AleijadinhoProgramação completa em breve


"A Casa dos Inconfidentes (foto) era uma chácara pertencente ao Tenente-Coronel Francisco Paula Freire de Andrade. Situa-se a meia encosta do Morro do Cruzeiro, a montante do Córrego Funil, que é o primeiro trecho do Ribeirão do Carmo.Nesta chácara os conjurados também se reuniram para confabular sobre a independência e a república.

Os conspiradores foram considerados Réus de Inconfidência. Segundo as leis do Reino, faltaram com a confiança e lealdade à Coroa Portuguesa. A conjuração de 1789 entrou para a História com o nome de Inconfidência Mineira e o povo de Vila Rica acostumou-se a chamar esta velha chácara de “Casa dos Inconfidentes”.

Em 1970, em ruína, o imóvel foi recuperado pela Prefeitura de Ouro Preto, tornando-se, desde então, casa de hóspedes oficiais. Em 2010, restaurada, passou a constituir, por lei municipal, o Museu Casa dos Inconfidentes.

(Texto de Alex Bohrer e foto de Ronald Péret que fazem parte em conjunto com objetos, textos e fotos da exposição permanente no Museu Casa dos Inconfidentes)