domingo, 7 de novembro de 2010

Parque do Pico do Itacolomi

IMG_6292_pico_itacolomi

Visitem o Parque estadual do Itacolomi 

O Parque Estadual do Itacolomi é uma Unidade de Conservação Estadual de responsabilidade do Instituto Estadual de Florestas (IEF), localizado entre as cidades de Ouro Preto e Mariana.
Criado por meio da Lei estadual nº 4.495 em 1967, possui 7.543 hectares e as altitudes variam entre 700 e 1772 m. Está aberto à visitação pública desde Maio de 2004.

O Centro de Visitantes encontra-se a 5 km da Portaria através de estrada de terra. Este trajeto pode ser percorrido a pé (aprox 55 min), de bicicleta (aprox 30 min), ou veículo próprio (aprox 15 min).


Atrativos Histórico-Culturais: área da Fazenda São José do Manso.

Casa Bandeirista_ronaldperet03023


061110_parque_ronaldperet02997

Casa Bandeirista: serviu de posto fiscal no tempo da exploração aurífera (1706).


061110_parque_ronaldperet02984
Museu do Chá: maquinário para beneficiamento do chá preto (da marca Edelweiss) colhido nas lavouras durante alguns anos do século XX. Parte da produção era exportada para a Alemanha.

IMG_6271_pico_itacolomi

Trilhas Interpretativas:

Trilha do Forno: 1560 m de extensão, tendo a água (nascentes) como tema principal.
Trilha da Capela: 1270 m de extensão, a sucessão ecológica após a ação antrópica sobre o meio é o tema principal.
Trilha da Lagoa: 470 m de extensão, destinada principalmente ao público infantil ou pessoas de idade com dificuldade de locomoção.

Expedições:
Morro do Cachorro: 7 km (ida e volta)
Mirante do Custódio: 10 km (ida e volta)
Bacia do Custódio (Lavras Novas): 20 km (ida e volta

Outras informações: Hidrografia: nascem vários cursos (córrego Domingas, Prazeres, Manso, etc) formadores da Bacia do Rio Doce, uma das mais importantes do Estado.


Fauna: mamíferos: tamanduá-mirim, quati, gato mourisco, tapeti, esquilo, várias espécies de tatu, lontra, macaco-sauá, mico estrela, iraras, jaguatirica, etc; vários tipos de répteis como, cobras e lagartos; muitas aves como, beija-flor de gravata, pica pau, gavião pinhé, carcará, maritaca, pavó, jacu açu, etc. Já foram registradas as presenças de onças pardas e pintadas, e lobos guarás. Flor Quaresmeira

Campo Rupestre (Altitude) Flora: transição entre dois biomas, o cerrado e a mata atlântica. Cerca de 60% da área corresponde a campos de altitude e o restante, de florestas remanescentes da mata atlântica (destaca-se a espécie de orquídea endêmica que só ocorre na serra do itacolomi, trata-se da Habenaria itaculumia). 

Visitação:


A visitação é aberta de terça-feira a domingo de 8h00 as 17h00. O Parque dispõe de Centro de Visitantes, Museu do Chá e Casa Bandeirista, além de trilhas interpretativas e atrativos naturais.

As visitas guiadas ao Pico do Itacolomi devem ser agendadas junto à administração. A área de camping, conta com estrutura de apoio, inclusive restaurante, devendo ser agendada a permanência no camping, pois o número de barracas é limitado.

Horário de funcionamento: 8h00 as 17h00

fotos de Ronald Peret: "estas imagens podem ser visualizadas no tamanho original e podem ser (salvas para impressão com 21 mega pixels) e usadas gratuitamente com o objetivo “de e para divulgar” o Parque Estadual do Pico do Itacolomi, esta cortesia  é um prazer, pois o Parque do Itacolomi, merece ser visitado, e o considero um dos melhores parques estaduais do Brasil, sua infra estrutura e guias são os melhores e a Casa do Bandeirista e o Museu do Chá  "imperdíveis" não visitar este parque.