quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Os irmãos Seljan... Résumé

Dois exploradores croatas, os irmãos Mirko e Stevo Seljan, ambos nascidos em Karlovac (Mirko nasceu em 5 abril de 1871, e Stevo em 19 de agosto de 1875),  .. bem a estoria e longa e por que aqui ela vai ser postada em breve... Stevo viveu em Ouro Preto de 1917 até sua morte em 1936, ele morava no distrito de Rodrigo Silva.
"Apesar de todas as dificuldades que se lhe seguiram, durante suas expedições, os irmãos Seljan deixaram numerosos manuscritos e material escrito que ainda é inédito. Este material e o inventário cultural doado ao Museu Nacional de Zagreb é material valioso para pesquisas etnográficas e geográficas.
fragmentos desta historia:


"Em 1903 eles foram para o Brasil em 'América do Sul, onde se estabeleceu a Missão Cientifica Croata Mirko Stevo Seljan, de maio de 1903 até final de Outubro de 1905, eles fizeram numerosas explorações no Brasil e no Paraguai"



Em um único momento da vida destes dois irmãos, que eles tomaram rumos diferentes. O rumo e a expedição de Mirko e engenheiro norte-americano Patrick O'Higgins, desapareceu numa área totalmente desconhecida perto da aldeia de Cajamarquillea. Mirko escreveu sua última carta para sua mãe em Karlovac em 30 de março de 1913, e para seu irmão Stevo e seus parceiros, em Chicago.

Ninguém sabe exatamente como Mirko morreu, mas, acredita-se que a data era abril ou maio de 1913. Stevo passou deste então a viver no município de Ouro Preto até sua morte em 1936, sem ter nunca voltado para a sua terra natal, casou com uma mineira e teve quatro filhos... Mais sobre toda esta estória “perdida” por aqui mais muito viva na Croácia. Estou traduzindo os documentos e livros para que em breve possa fazer um apanhado geral e postar as informações, Sobre Stevo e seus feitos... dentro tantos mundo afora, foi ele que descobriu o melhor topázio do mundo, o nosso topázio imperial... sua propriedade tornou uma área de plantio de chá da índia...