segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Alerta " Escorpião no Rosário"

.
Acabei de achar um Tityus bahiensis, em um banheiro em Ouro Preto, muitos anos que estes seres nao aparecem por aqui. O Tityus bahiensié um escorpiao que apresenta uma coloração marrom-escuro, às vezes marrom-avermelhado, pernas amareladas com manchas escuras. Fêmures e tíbias dos pedipalpos com mancha escura. A mão do macho é bem dilatada. Esta espécie é o causador dos acidentes mais freqüentes em São Paulo, por isto acha-los por estas bandas... estou mantendo ele vivo, caso algum biologo da universidade ou alguem queira examina-lo cel:31 84038966, o exemplar tem uns sete centímetros de comprimento. O motivo deste comunicado no blog, e de que as pessoas passem a preocupar eles estão na terra há mais de 400 milhões de anos, mas poderiam viver longe do centro histórico. Bem feche os ralos do banheiro a noite, principalmente na bairro do Rosario, Agua Limpa e Pilar; cuide e observe os sapatos e os lugares que suas crianças estão brincando.

Acho que todos devem ser alertados, pois ... É melhor prevenir do que remediar, ou o seguro morreu de velho. Faltando poucos dias para o carnaval, o melhor e prevenir, pois faz muitos e muitos anos que não vejo falar em um escorpião em Ouro Preto, pelo menos no Bairro do Rosario.

Os escorpiões são animais carnívoros, alimentam-se de insetos, como grilos e baratas. Têm hábitos noturnos e escondem-se sob pedras, troncos, dormentes de linhas de trem, entulhos, telhas e tijolos.

Características dos acidentes escorpiônicos* Tempo de observação das crianças picadas: 6 a 12 horas.

SAEEs = Soro antiescorpiônico / SAAr= Soro antiaracnídico.

Na maioria dos casos graves quatro ampolas são suficientes para o tratamento, visto que neutralizam o veneno circulante e mantêm concentrações elevadas de antiveneno circulante por pelo menos 24 horas após a administração da soroterapia.