domingo, 22 de fevereiro de 2009

Minhas Palavras...para os Candongueros


Nos meus passos diários, sou um “domador da luz”, quem sou, para "domar as palavras" como escritores, poetas e compositores... tento todos os dias, fazer o melhor ou errar menos quando escrevo. Mas quando vejo algo indescritível, com as minhas imagens, tenho que usar as palavras que saem do meu coração e estas, descrevo a seguir.

Um certo dia: o destino me levou a conhecer e fotografar um grupo de jovens: atores, cantores e musicos, um ponto em comum entre eles, ou a ligação “artes cenicas”. Um grupo de multi-talentosos seres humanos, que esbanjavam simpatia, eram sedentos na vontade de realizar. Nunca eu disse “Nunca” deixaram de fazer os seus espectadores: absorver “cultura e arte”, “alimentamos” nossa sede de conhecer e ate de muitas vezes participar. Chegou um dia que estes jovens, tomaram rumos diferentes, e estão fazendo arte ou ensinando pelo Brasil.

certa noite: já dentro do meu destino e rondando o deles, fique em êxtase com o “Jacubas e Mocotós”. Assisti diversas peças teatrais, muitas permanetemente em cartaz como o Fantasma da Opera, Les Misérables..., fui três vezes ao Cirque du Soleil (mesmo antes do seu sucesso), isto para dizer que nao sou “crú” de todo e que meu lado "critico" tem um certo respaldo, é baseado nele que vivêncio, o avanço confiante desta "família", em seus novos projetos ou nas surpresas calorosas dos que firmaram suas raizes. Candonguêro - Era uma vez um carnaval... na terceira edição alcança, publico, alcança sucesso alcança corações e almas. O Bené da Flauta não deve resistir (aonde estiver) e "dançar", igualzinho seu sósia gigante . Magnetismo saudável dos Candongueros, é um esforço do homem em buscar seu sonho, singular nas minhas palavras, “plural” quando se trata destes incríveis Candongueros, que nos palcos e ruas da vida e de Vila Rica,unem para dar o melhor.

Parabéns Candongueros; Parabéns aos que "apóiam": Flavinho Niquini, apoiando arte "com arte" (os bonecos e surpresas no show) e marcando com presença física e cultural, Angelo Osvaldo, um homem que possui a firmeza de "ser", um "domador das palavras", cujo conhecimento e intelectualidade, ajuda a cidade a gerar frutos "nativos", apoiando seu crescimento. Parabéns a todos, apreciadores de cultura e historia da musica, o "Show" e de vocês também.

Ronald Peret.

Fotos acima das bandeiras das seis "Escolas de Samba de Ouro Preto, levada ao mundo via "Candongueros",alem das cores eles tocaram e cantaram seus grandes samba enredos. De tirar o folego e pulsar o Coracao ... principalmente de quem desfilou por alguma "bons tempos" eu duas para a Imperial, mas quando sai na Padre Faria... foram muito mais... Nasci nos arredores da Imperial, mas meu coração é Padre Faria.

As bandeiras: Escola de Samba Imperial do Morro de Santana, Academicos de São Cristóvão, Escola de Samba Unidos do Padre Faria, Escola de Samba Inconfidencia Mineira, Escola de Samba Imperial de Ouro Preto, Escola de Samba Sinhá Olímpia.



Obs.: O Instituto Candongueros, tem muito mais a apresentar e ou ensinar. Visite http://www.institutocandonguero.com.br