quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Foi um carnaval...


Foto: "acabou", com o chão de paralelepípedos coberto de confetes e serpentinas, no pensamento permanece as lembranças, no desejo... O Candonguero em 2010.

Mais um carnaval... na vida e na historia de Ouro Preto. Este ano levou "muitos" pelas ruas e ladeiras da cidade, seus passos, por dias, não buscavam mas encontraram o ultimo dia de Carnaval, "acabou" assim: com o chão de paralelepípedos coberto de confetes e serpentinas, das lembranças do que passou. Tem gente que já esta... até esperando o Candonguero "voltar"... (foto) e outros tantos esperando por 2010, claro que com eles na programação, são gente da terra, ou gente que merece "ser". Eles... nunca esquecem os vivos e nem os ausentes fisicamente, nas palavras (Rafael Godoy, Pedro Lacerda, Padre Simoes e outros), vivos eternamente em nossas mentes. Este ano a homenagem foi para Carlota, vivo muito "vivo, Parabens Candonguero.
Desejamos que a intenção de Ouro Preto em ser 100% Carnaval, volte a ser ativa em 2010, distribuindo e organizando espaços por gostos e as vontades do povo, como foi este ano.
A revitalização do carnaval começou, mas ainda não trouxe o carnaval de rua participativo, do individuo ou da família usando fantasias e no comportamento carnavalesco, no grupo ele já é participativo.
As atracões: recente como os: Candonguero, Viola e Folia, Banda do Vitorino, Maracatu Lua Nova... e os de muitos anos: Ze Pereira do Lacraios, as agremiações do "Padre faria", o Chapéu Atolado e as escolas de samba, incluindo as que não tiveram recursos para desfilarem em 2009; os blocos: Sanatório Geral, Bloco da Barra, Balanço da Cobra, Caixão... e a perfeita Bandalheira, pois nesta vai quem quer, toca o que quiser, e não paga nada... só se gasta energia... pois satirizando a disciplina no regime militar, seus integrantes tocam e correm, ladeira abaixo e morro acima como nenhum bloco no mundo, são a mais pura energia carnavalesca. Lembrem não se paga, para sair na Bandalheira. Quem quer pular, ser feliz e quer brincar, pouco custo e muitas lembranças... todas as opções estão descritos acima, para 2010.

Eu "Ouro Preto" é um Jacuba, é um Mocotó, é do morro e é um Candonguero.