quinta-feira, 30 de junho de 2011

OS MANDUCA DE FIÚZA



OS MANDUCA DE FIÚZA causos e modas do caipira paulista

No dia 30 de junho, quinta-feira, o Conto Sete em Ponto retorna com o espetáculo “Os Manducas de Fiúza”,no Teatro Municipal Casa da Ópera, como sempre às 19 horas. Os artistas José Bocca, Marcos Boi e Maurício Toco, vêm do interior de São Paulo (Votorantim e Sorocaba).
O espetáculo
Já vem de algum tempo que entre os paulistas do interior, hoje conhecidos como caipiras da cidade, sentem a necessidade de recuperar sua tradição. E ela está, inegavelmente, ligada a união entre a cultura adventícia portuguesa com os naturais habitantes da América Pré-Colombiana. O universo vocabular paulista está forrado de palavras indígenas, inclusive o nome das cidades: Sorocaba, Botucatu, Piracicaba, Ibiúna, Capivari, Araçoiaba, Araçariguama, Votorantim, Apiaí, Pirapora, dentre tantas outras. Muita da sabedoria desses dois eixos culturais permaneceu na voz e nos costumes do matuto, do caboclo, do caipira.
Os Manduca de Fiúza querem, de certa maneira, colaborar com o refrescamento da memória paulista sobre sua personagem mais conhecida: o caipira. Retirado da obra “O Dialeto Caipira” de Amadeu Amaral, Manduca de Fiúza quer dizer sujeitos, Manés de confiança. A proposta é recuperar histórias e canções do caipira paulista, dignificar sua malandragem e matreirice, e popularizá-lo entre as camadas mais jovens e trazer à tona as recordações nos mais velhos.
Formado por José Bocca na narração de causos, Marcos Boi na rabeca, violão e cantação e Maurício Toco na viola, o trio canta modas de Nho Juca, Tonico e Tinoco, Tião Carreiro e Pardinho, Carreirinho, Alvarenga e Ranchinho, Raul Torres e Florêncio, assim como conta vários causos, de Cornélio Pires ao do José Bocca. O Dito Cueca, o violeiro que foi tocar no inferno, a morte do Ferreirinha e os arrasta-pés de Tonico e Tinoco se mesclam no espetáculo, dando um tom de festa para a apresentação.
Se Os Manduca de Fiúza tivessem que se definir seria moleza: uns apaixonados pela nossa cultura caipira.
A entrada é franca e sujeita à lotação. Senhas serão distribuídas no local.
Espetáculo: Os Manducas de Fiúza
José Bocca: Concepção, direção e narração.
Marcos Boi: Violino, violão e voz.
Maurício Toco: Pesquisa, direção musical, viola e voz.
Horário: 19 horas. Ouro Preto: Data: 30 de junho.
Local: Teatro Municipal Casa da Ópera - Rua Brigadeiro Musqueira, s/n – Centro.
O Conto Sete em Ponto neste mês tem patrocínio da Amil.