UMA VIAGEM PELAS HISTÓRIAS E MITOS FUNDADORES DE OURO PRETO
I – RELEASE
Trata-se de um espetáculo cênico/musical que se move por quatro diferentes locações (Praça Tiradentes, Largo em frente à Casa da Ópera, o interior da Casa da Ópera e o adro do São Francisco de Assis), através de cortejos musicados, com a participação de grupos tradicionais da cidade e sob a condução de uma narradora, ou contadora de histórias. O tema do espetáculo foi extraído do livro " Tesouros, fantasmas e lendas de Ouro Preto", de autoria de Ângela Xavier (que faz a narradora/contadora do espetáculo) onde estão relatadas histórias e mitos da tradição oral desta cidade.
O espetáculo se divide em três atos, a partir de temas constitutivos da História e da Cultura ouro-pretana: a rebelião, a arte e a festa. Serão encenadas as histórias de Felipe dos Santos, do Vira-Saia, da Inconfidência Mineira, do Aleijadinho e do Chico Rei. Algumas cenas foram gravadas em vídeo e serão exibidas em telões nas várias locações, havendo a interatividade cênica dos atores no vídeo com os atores no tempo real do espetáculo.
Fotos do ensaio de hoje sabado.
O projeto Auto de Vila Rica é uma realização da Academia Ouro-Pretana de Letras e integra-se às comemorações do tricentenário de Vila Rica, recebendo o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura de Ouro Preto. Fazem parte da equipe jovens atores da Pastoral da Juventude e do Circo Arte Educação e Cidadania, além do Grupo de Congado Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia do Alto da Cruz, do Grupo Renascer e o do Coral Santana.
Carlos Versiani assina a direção geral do espetáculo, que tecebeu ainda o apoio da TV UFOP, do IFMG – Ouro Preto, do SESC – Serviçõ Social do Comércio, do Museu da Inconfidência, da Biblioteca de Obras Raras da UFOP e do CESFO. A apresentação acontece no sábado, dia 2 de julho, às 20:30h e no domingo, dia 3 de julho, às 19horas, a partir da Praça Tiradentes.
foto: Elenco no dia do Ensaio