segunda-feira, 4 de julho de 2011

Tricentenário "alguns eventos"

Reinado na Santa Efigenia

A cidade, berço do Barroco mineiro, promove calendário comemorativo do Tricentenário com vasta programação cultural
Ouro Preto está em festa. A antiga Vila Rica, que em seu apogeu representou toda a riqueza do período colonial e ainda hoje dá mostras da importância da sociedade mineradora, está prestes a completar três séculos de existência. O aniversário será oficialmente comemorado em 8 de julho, data de elevação à vila. A celebração contará com shows, lançamentos de livros, exposições, dentre outras atividades. Entre as apresentações musicais confirmadas estão a cantora Paula Fernandes, o sambista Dudu Nobre, a banda baiana A Zorra e o grupo mineiro Orquestra Cabaré.

Cruz e Ouro Preto (Antonio Dias)

O aniversário da cidade marca ainda o início das atividades do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, que este ano terá a temática “Vilas de Minas – Eis a estrada, eis a ponte, eis a montanha”. É uma celebração aos três séculos de criação das primeiras vilas mineiras: Ribeirão do Carmo (Mariana), Vila Rica (Ouro Preto) e Vila Real Nossa Senhora da Conceição (Sabará). O evento, tradicional acontecimento multicultural da cidade, será realizado entre os dias 8 e 24 de julho, e se divide em sete áreas: Artes Cênicas, Artes Plásticas, Artes Visuais, Infanto-Juvenil, Literatura, Música e Patrimônio.

Fotografando a Igreja do Carmo

Além dos eventos programados, que se estendem ao longo de 2011, Ouro Preto oferece uma série de atrações para quem deseja visitar a cidade, situada a menos de 100 quilômetros de Belo Horizonte. Museus, igrejas e o casario colonial são um charme à parte e encantam visitantes há gerações. Segundo especialistas, Ouro Preto possui o mais representativo conjunto arquitetônico e artístico do período colonial do Brasil. São 13 igrejas, entre as quais se destaca a Matriz de Nossa Senhora do Pilar, adornada com 400 kg de ouro, e a Igreja São Francisco de Assis, considerada a representação maior do Barroco. O monumento, recém-laureado com o título de uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, foi construído pelas mãos de dois dos maiores nomes da arte colonial brasileira, o mestre Aleijadinho e o pintor Manuel da Costa Ataíde. Outro ponto turístico que vale a pena ser visitado é o Museu da Inconfidência, na Praça Tiradentes, onde estão depositados os restos mortais de todos aqueles que lutaram na Inconfidência Mineira, uma das mais importantes insurreições do país.

Triunfo Eucarístico

SHOWS
Paula Fernandes, um dos maiores fenômenos da música brasileira recente, é um dos destaques da programação do Tricentenário. A cantora se apresenta no dia 7 de julho, sexta-feira, a partir das 22 horas, na Praça Tiradentes. O sambista Dudu Nobre também fará parte do calendário ouro-pretano. O músico se apresenta no dia 8 de julho, no mesmo horário e local. Já no sábado, dia 9, o público poderá se divertir ao som da Banda A Zorra e no domingo, dia 10, a Orquestra Cabaré promove a despedida da Semana da Cidade. Músicos como Aline Calixto, Mariana Nunes, Tiago Delegado, D. Jandira, entre outros, marcam a festa trazendo a diversidade, a sensibilidade e a irreverência da música mineira. É importante destacar que todos os shows são gratuitos.

CONCERTOS
Para quem prefere a música instrumental, a opção será o concerto Sarau das Cidades do Ouro - Musica Brasilis. Trata-se de obras de Arquivos Mineiros dos Séculos XVIII e XIX executadas por Rosemeire Moreira (soprano), Elisa Freixo (cravo) e Edilson de Lima (guitarra barroca). O concerto acontece no dia 01 de julho, às 21h, no Teatro Casa da Ópera (Rua Brigadeiro Musqueira, s/n – Centro).

LANÇAMENTOS
Para marcar o tricentenário de Ouro Preto, a Prefeitura promove o lançamento do livro OURO PRETO – Cidade em três séculos / Bicentenário de Ouro Preto - Memória Histórica (1711 – 2011). A obra, organizada pela estudiosa Francelina Drummond, especialista em Literatura, reproduz o conteúdo do livro Bicentenário de Ouro Preto - Memória e História (1711-1911), cujo conteúdo foi escrito por renomados intelectuais da época. O material foi também atualizado com informações sobre os últimos 100 anos de Ouro Preto, resgatando os principais acontecimentos da cidade neste século. A solenidade de lançamento será realizada no dia 7 de julho, às 20h, no Auditório do Grêmio Literário Tristão de Ataíde – GLTA (Rua Paraná 26 - Centro).

No dia 9 de julho, o professor Alex Bohrer também fará um lançamento em homenagem à cidade tricentenária. O livro Ouro Preto: Um Novo Olhar. O autor, ouro-pretano e cachoeirense (como gosta de afirmar), é conhecido pelos estudos que desenvolve sobre História de Minas Gerais e Arte Colonial. Atualmente é Professor Efetivo do IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais). Possui diversos textos publicados sobre Barroco Mineiro e História de Ouro Preto, no Brasil e no exterior. Foi em hora precisa - 300 anos de Vila Rica - que a Prefeitura de Ouro Preto tornou possível, através da comissão comemorativa do tricentenário, a publicação dessa obra. O lançamento acontecerá às 19h, no Museu da Inconfidência (Praça Tiradentes – Centro).

obs.: texto parcial da programação dos eventos do Tricentenário, para todas as informações consulte o site oficial da Prefeitura de Ouro Preto

Glaura e o seu Cotidiano

As fotos que ilustram esta postagem são da Exposição “Três vilas, três olhares”, que fazem da programação “Caravana Festival de Inverno” que este ano vai estar presente levando arte e cultura, exposição, espetáculos e filmes; para onze distritos de Ouro Preto e de Mariana. As fotos acima são do fotografo Ronald Péret representando o olhar e a Vila Rica (Ouro Preto), os outros dois olhares escolhidos para representar as Vilas são de Rafhael Motta a Vila Real Nossa Senhora da Conceição (Sabará) e Márcio Lima a Vila de Ribeirão do Carmo (Mariana). As imagens desta exposição itinerante, poderá também ser vista virtualmente e principalmente dentro da agenda dos eventos do *Instituto Candonguêro Arte e Cultura.

Agenda Caravana Festival de Inverno

Exposição “Três vilas, três olhares”
Márcio Lima, Rafael Motta e Ronald Péret
Espetáculo “O Causo de Geraldo ou a Infinita História de Amor em 7 Noites de Lua Cheia”
Estandarte Cia. de Teatro
Espetáculo “Andarilhos dos Sonhos”
Virundangas Cia. de Investigação Cênica
Filmes
Enciclopédia, de Bruno Gularte, ficção, 14’
Liquidificador, de Gabriel Tye e Morgana Duque, animação, 10’
Imagine uma menina de cabelos de Brasil..., de Alexandre Bersot, animação, 10’
Carreto, de Cláudio Marques e Marília Hughes, ficção, 12’
Faca sem ponta, galinha sem pé, de Antônio Carlos Fontoura, ficção, 13’

Agenda
Dia 08 – Sexta-feira – 13h às 17h
Escola Estadual José Leandro - Santa Rita - Ouro Preto
Dia 09 – Sábado – 13h às 17h
Escola José Estevan Braga - Engenheiro Corrêa - Ouro Preto