quinta-feira, 12 de maio de 2011

um portal legal...

O Portal do Patrimônio Cultural foi criado para reunir as numerosas e dispersas iniciativas de Inventário de Bens Culturais produzidas em Minas Gerais, disponibilizando-as aos pesquisadores da cultura mineira.

Muitos municípios do Estado executam atualmente o recenseamento do seu universo cultural, identificando e registrando as referências culturais locais. Os resultados desses trabalhos de investigação são cadastrados em fichas onde há a descrição sucinta do bem inventariado, constando informações básicas quanto a sua importância, histórico, características gerais e estados de conservação e preservação; acompanhadas de fotografias, mapas ou vídeos.

Uma produção extensa, detalhada e complexa que inclui profissionais de áreas variadas e adota critérios técnicos de natureza histórica, artística, arquitetônica, sociológica, antropológica, dentre outras. Importante ressaltar que o site funciona apenas como expositor das pesquisas realizadas, isentando-se de responsabilidade pelo conteúdo aqui publicado, ficando a mesma a cargo do contratante do serviço.

Além de mapear os bens desvendados, o Portal do Patrimônio Cultural atua como instrumento de conscientização e intercâmbio de informações, a partir da divulgação da nossa diversidade cultural, incentivando a valorização dos acervos, a promoção de processos educativos, a produção científica sobre a nossa formação sócio-cultural e as ações de salvaguarda.

Um site que resguarda a memória e os valores mineiros, relacionando os bens portadores de identidade nas diferentes cidades de Minas.


http://www.portaldopatrimoniocultural.com.br