sábado, 21 de maio de 2011

Boas andanças por Ouro Preto

"As cidades históricas mais charmosas do Brasil estão em Minas. Todo mundo sabe, inclusive a Unesco, que uma das três na lista de Patrimônios Mundiais da Humanidade é Ouro Preto."

2010091700_25_021356
OO:25 de uma noite "normal" na Praça Tiradentes


Sem concorrência nenhum livro é capaz de esclarecer uma parte importante da história do Brasil-Colônia,  com dimensão e realismo  possível ao caminhar  por Ouro Preto, suas  ruas, ladeiras, suas igrejas centenárias e um conjunto de museus... . A profundidade cultural e histórica do que se pode ver é de uma amplitude única no Brasil e desde período pode se disser única no mundo, momentos indescritíveis ao estar diante das traves de madeira que compunham a forca de Tiradentes no Museu da Inconfidência; e ficar com pena dos mineradores ao entrar na Mina do Chico Rei. Ouro Preto  mesmo que seu “eu” tenha outras crenças e viva em cada uma de suas igrejas, suas peculiaridade e seus costumes, dá uma sacudida  na sua fé ao entrar em algumas, mesmo que sua fé esteja abalada. Cada uma tem uma particularidade, na Matriz de Nossa Senhora do Pilar carrega tanto ouro que chega a embaralhar a vista, a Igreja de São Francisco de Assis reúne, ao mesmo tempo, obras de Aleijadinho (o projeto arquitetônico, o lavabo da sacristia esculpido em pedra-sabão e o desenho do medalhão da fachada) e de Mestre Athayde (o forro, os painéis e os quadros laterais). 

2010101601_52_429999 cor
Agito e cores da Rua Direita "no meio da semana"

Com tanta riqueza arquitetônica, cultural e folclórica foi tombado pela Unesco  “Patrimônio Cultural da Humanidade”, mas isso não significa que a antiga Vila de Vila Rica tenha ficado quieta no tempo, a cidade pulsa com eventos como o Carnaval, a Semana Santa, o Festival de Inverno, o CineOP e a muitos outros manifestações culturais e folclóricas na sua sede e distritos, para se  ter uma idéia: em uma pequena localidade dentro de um distrito, já tem festa que virou “Patrimônio Imaterial” a Festa de Nossa Senhora dos Remédios em Fundão do Sintra  no Salto e isto vai longe porque as possibilidades que Ouro Preto pode lhe oferece são inúmeras, para todos os gostos e prazeres... 

RPDSC_0004
Gente da Terra tocando para a Gente


do ecoturismo ao turismo rural, só para ter uma idéia da dimensão é possível até a aventura radical de descer de caiaque ou barco inflável, as corredeiras de um rio dentro do município, uma aventura mais light esta na possibilidade única caminhar e/ou pedalar por estradas de terra (com poucos carros) sem muito esforço no alto da serra a mais de 1300 metros de altitude, são visões de céus e montanhas... de paz e de imensidão... que ajuda a  curar o stress diário e a viver melhor.  Ouro Preto é um celeiro de “o que fazer” e muitas destas possibilidades esta longe de se encontrada em livros, guias de viajem... Ouro Preto ainda esta para ser descoberto... e é por você. Descubra o que mesmo nós, ainda não conhecemos.

land... scapes 130
Fragmento das mInhas andanças no descobrir nossos "Ouros"

Fotos e palavras de Ronald Péret