domingo, 30 de janeiro de 2011

Sucesso "Banda do Alto da Cruz"

ronaldperet290119_22_1414102Aeusend

Apresentação para a gravação do primeiro DVD da Sociedade Musical Senhor Bom Jesus das Flores do Taquaral na Casa da Ópera, foi um sucesso um repertorio marcante, alegre e com vozes que deram outra dimensão a banda, criada em 1932 , também é conhecida como Banda das Flores ou Banda do Alto da Cruz, esta corporação foi criada para engrandecer as solenidades e festividades religiosas, principalmente depois da reedificação da Capela do Senhor Bom Jesus das Flores no Taquaral, em 1932.

DSC_0125

O Sr. José Godinho dos Santos convidou alguns músicos da cidade, para organizar e montar esta banda convidou algumas pessoas que tinham um certo conhecimento musical e assim como também jovens para se iniciarem neste universo da musica, Os primeiros instrumentos foram adquiridos através de compra em antigas bandas musicais extintas, e para mestre foi convidado o Sr. Vicente Aniceto, músico militar, trombonista e trompetista do 10º Batalhão de Caçadores de Ouro Preto.
Uma curiosidade a hierarquia entre os músicos advém da organização militar, pois muitas das corporações tiveram como mestres os músicos que atuavam em regimentos militares instalados em diversas cidades do interior de Minas Gerais. Tal como as demais bandas, uma Sociedade Musical é registrada como sociedade civil de caráter filantrópico, e se mantém com a mensalidade dos sócios, quantias resultantes de tocatas e apresentações em festas religiosas, retretas e festas populares.

foto colorida: Ronald Peret Foto P&B: Marcelo Tholedo