sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Queimadas na Região

IMG_0541t

Combinação de seca, baixa umidade e calor eleva o risco de queimadas, mas aqui no município o risco aumenta com a ação do homem, e estes são os ladrões de lenha nas matas e os que soltam cavalos em propriedades alheias e/ou do governo, nenhum agricultor da região que ver suas nascentes secas.
Se a combinação acima aumenta 70% o risco de incêndios, segundo INPE. No município vai a 100% e a combinação é outra, aqui se acrescenta palitos de fósforos e um trouxa humano.
Para se ter uma idéia, ontem a noite acompanhei a camionete do I.E.F. (Instituto Estadual de Florestas), para auxiliar no que seria possível com meus recursos físicos e materiais para extinguir um fogo na área próxima da Estação ecológica do Tripui, era na boca da noite, para quem não sabe no momento em que o sol se esconde, faz um pouco de frio, tem uma boa umidade e o local é um lugar, com pouca possibilidade de uma queimada, muito longe dos 70% das áreas de risco no Brasil; como somente aqui o fogo aparece do nada e no frio, e o pior seguindo um caminho ..ora aqui ..ora ali.... como se diz “picando o este "fogo” surgiu com 70% das possibilidades não presentes. Após algum tempo, conseguimos apagar o maldito fogo, meu lado de repórter...louco a procura de vestígios, saiu a caça e não foi que encontrei uma caixa de fósforos com 4 palitos riscados ... bem perto de um barranco onde as chamas brotaram. No fundo sabemos que este cara é um “pobre coitado” que somente esta “nesta vida”, preparando a cama para dormir no inferno.

...segundos depois da foto acima, sem cortes a realidade 100% visível. (fotos e texto : Ronald Peret)

IMG_0542

Alessandro Tocafundo: Um amigo, professor de biologia e excelente fotografo deixou um comentario na imagem acima, postada no flickr.

O registro fotográfico é lamentável, apesar da "beleza" da imagem. É lastimável essa prática da "cultura mineira" de queimar para "limpar" o terreno. É sabido que o bioma Cerrado está adaptado a queimadas anuais, mas estas ocorrem nos tipos CAMPO LIMPO, CAMPO CERRADO, onde a umidade torna-se extremamente baixa, a vegetação é rasteira e\ou arbustiva e muito espassada. Áreas de CERRADÃO, pela complexidade vegetal, tornam-se menos vulneráveis aos incêndios naturais e portanto, quando se observa fogo nestas áreas invariavelmente foi provocado pelo homem. Cidadão desinformado que não associa esta prática ao esgotamento da água de nascentes e poços artesianos. Falta EDUÇÃO, falta BOM SENSO, falta AÇÃO DE FISCALIZAÇÃO. Ficamos todos nós com o ônus da irresponsabilidade de mineiros pobres de alma.

Obrigado amigo pelo comentário, na região a fiscalização é exaustiva, mais os criminosos agem a noite ou em dois lugares ao mesmo tempo, para piorar ainda mais a situação.