sexta-feira, 28 de maio de 2010

Casa da Ópera - 240 anos

Casa da Ópera - Teatro Municipal de Ouro Preto - 240 anos de história

10053101_27_16RP0414

Patrimônio Cultural da Humanidade, Ouro Preto tem, no biênio 2010/2011, grandes datas a celebrar. Os preparativos para as comemorações dos 313 anos de fundação e 300 anos de elevação à categoria de vila, cujo auge acontecerá em 08 de julho de 2011, já começaram. Mas o dia 06 de junho de 2010 é também um marco na história desta cidade tri-centenária.

Escolhida por ser a data de aniversário d’El Rei Dom José I, um amante do teatro lírico, foi no dia 06 de junho de 1770 que se deu a inauguração da Casa da Ópera de Vila Rica, teatro mais antigo das Américas em funcionamento.

Artistas vindos de várias regiões do Brasil, principalmente do Rio de Janeiro, encenaram no palco da Casa da Ópera. Mas o aclamado prédio passou por períodos difíceis. Em 1854, uma Lei Provincial autorizava a construção de um novo teatro na Imperial Cidade de Ouro Preto. Enquanto isso, o prédio construído por João de Souza Lisboa necessitava de reformas imediatas, e que só foram realizadas porque construir um novo prédio seria muito dispendioso. Assim, o Governo Provincial repassou recursos para a Sociedade Dramática local, que ficou responsável pela reforma do prédio, concluída em 1862 . Em 1970, a Casa da Ópera completou 200 anos. Sete anos depois, outra grande reforma foi necessária. Durante a intervenção de 1977, foram descobertas, acima da boca de cena, as pinturas das mascaras da tragédia e da comédia. Supõe-se que essas pinturas tenham sido feitas entre 1854- 1862.

Anos depois, uma nova intervenção foi necessária e em 2006, a Prefeitura de Ouro Preto, com apoio da Unesco, do IPHAN e do programa Monumenta/MINC restaura novamente todo o prédio, sendo necessário, inclusive, a troca de mobiliário, cortinado e adequação dos camarins, com a instalação de espelhos e barras na sala de ensaios. Em 07 de julho de 2007 a Casa da Ópera foi reaberta ao público e retornou com sua extensa agenda de espetáculos.

Manter em funcionamento um espaço que, além de ser um monumento histórico é também um dos mais procurados teatros de Minas Gerais não é um atarefa fácil. O prédio, que foi adquirido pelo município e hoje é conhecido como Casa da Ópera/Teatro Municipal de Ouro Preto abriga não só plateia, músicos e atores. Abriga, principalmente, traços importantes da nossa história e seu palco, mais que lugar do riso e da lágrima, é lugar sagrado da nossa arte e da nossa cultura e merece ser aplaudido de pé no seu aniversário de 240 anos.

Na oportunidade, temos o orgulho de homenagear os servidores Neide dos Reis e Vicente Gomes, funcionários que, com extremo carinho e atenção, dedicaram suas vidas à Casa da Ópera/Teatro Municipal, trabalhando com seriedade, afeto e alegria. Estendemos essa homenagem a todos que, direta ou indiretamente, contribuem para a preservação deste bem e para a manutenção de suas atividades.

Convidamos a todos para que acompanhem a programação de aniversário da Casa da Ópera/Teatro Municipal de Ouro Preto, com espetáculos gratuitos para todas as idades.

Compareçam! Vocês fazem parte dessa história!!!

Sidnéa Santos - Diretora de Promoção Cultural/ PMOP

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Foto: Ronald Péret
link da Programação Especial dos 240 anos

link do
Blog da Casa da Ópera / Teatro Municipal
ou Informações: 3559-3256/ 3559-3224