Ouro Preto foi premiada pelo Ministério do Turismo, na categoria de Sustentabilidade Social, no 5° Salão do Turismo Roteiros do Brasil.
Ouro Preto foi indicada ao prêmio do Ministério do Turismo, na categoria de Sustentabilidade Social, pelo 5° Salão de Turismo Roteiros do Brasil que premia as principais cidades turísticas do país em dez categorias.
As candidaturas são das regiões Sudeste (57%), região Sul (25%), região Nordeste (12%) e região Centro-Oeste (6%), e tiveram seus projetos analisados por uma comissão entre os dias 14, 15 e 16 de abril.
Foram destaques da categoria, acesso a educação, empregos gerados pelo turismo, política de enfrentamento e equipamento turístico pela população e cidadania, sensibilização e participação na atividade turística.
Dos projetos realizados pelo município de Ouro Preto, destacam-se:
Creas - (Centro de Referência e Especializado de Assistência Social); Nise - (Núcleo de Indiomas da Secretaria de Educação); Cras - (Centro de Referência de Assistência Social), onde crianças e jovens recebem atividades de socialização e que futuramente poderão agregar no cotidiano do turismo; Programa Jovens de Ouro Preto, principal na inclusão produtiva; Projeto de Educação Patrimonial; e o Parque Horto dos Contos, que fica na região central da cidade e é um dos principais pontos turístico da cidade.
O Troféu Roteiros do Brasil será entregue em cerimônia solene no dia 27 de maio no 5° Salão do Turismo em São Paulo.