quinta-feira, 8 de abril de 2010

Pixel Ação em Ouro Preto

OURO PRETO [R3G News] - A Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), entidade vinculada à Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (SEC), unido ao “Grupo Residência –Teatro e Audiovisual”, proporciona entre os dias 7 e 11 de abril o projeto Pixel Ação, aprovado no programa da Rede Nacional Funarte Artes Visuais 2009.

Pixel Ação é uma oficina multimídia com o objetivo de criar intervenções audiovisuais, de modo a construir diálogos com o conjunto arquitetônico da cidade de Ouro Preto.
10041117_35_00RP6794F
A idéia é projetar vídeos sobre as edificações do centro histórico de Ouro Preto, imagens que permitam múltiplas possibilidades de intervenções urbanas virtuais, criando situações de perversão da realidade e atentando para uma perspectiva de quebra da relação dicotômica entre arte contemporânea e a preservação do patrimônio cultural.

Ana Pacheco (presidente da Faop) ressalva que o projeto Pixel Ação dá prosseguimento ao tema do Seminário Arte Hoje efetivado em 2009. comentando em vários sites e blogs estão suas palavras “No ano passado, o Arte Hoje trouxe uma série de reflexões sobre as possibilidades de produção artística contemporânea a partir das novas mídias. De certa forma, o Arte Hoje, através do Pixel Ação, promove em 2010 a prática das discussões realizadas em 2009”.
No conceito e contexto do Pixel Ação, existem outras iniciativas pelo Brasil e pelo mundo, todas sendo desenvolvidas e realizadas com o mesmo propósito de intervenções urbanas usando um conjunto de ações auditivas, visuais e como também, o próprio homem como ação interventora . Um dos grupos mais conhecidos na web é a do grupo italiano Apparati Effimeri, que realiza esse tipo de intervenção em castelos e outras edificações na Europa.

O Pixel Ação e uma oficina ministrada pelo quarteto de artistas Karina Dias, Kênia Dias, Julliano Mendes e Ricardo Garcia as vagas foram direcionadas para atores, performers, vídeo-makers, músicos, artistas plásticos e outros interessados na proposta, obviamente no processo de seleção, o que levou em conta a escolha dos canditados foi a análise curricular dos candidatos, para concretizar a oficina com um agregado de valores da melhor notoriedade.
O principal objetivo em Ouro Preto, e de projetar os vídeos nas edificações, trabalhando questões como redimensionamento arquitetônico do casario, instalação de novas esquadrias, e até mesmo envelhecimento e modernização de instalações históricas.

A oficina esta acontecendo em dois momentos distintos. O primeiro, inicia-se hoje (07/04) e vai ate 11 de abril, neste período o objetivo maior e o desenvolvimento da proposta, onde serão discutidos os eixos teórico-conceituais, bem como a investigação sonora e arquitetônica da cidade, além da composição das performances, produção/edição e projeção dos vídeos em alguns dos principais pontos de Ouro Preto. Posteriormente, nos dias 20 e 21 de abril, aproveitando as comemorações do dia de Tiradentes, serão projetados nos antigos casarões os vídeos produzidos, nesta etapa serão utilizados dois projetores de 2000 ansi-lumens de potência e um de 5000 ansi-lumens, além de retroprojetores fora os equipamentos de edição de áudio e vídeo e outros aparatos técnicos como câmeras de vídeo, celulares e máquinas digitais.
Ao falar sobre o Pixel Ação com um dos idealizadores, Julliano Mendes, as intervenções acontecerão em formato de happening, sem divulgação de horário e local. “O objetivo é criar um hiato na realidade do morador e do turista ouro-pretano, para isso, todo equipamento de som e vídeos serão camuflados, de modo a confundir a apreensão do espectador”, explica.

Julliano lembra que a partir da realização da oficina em Ouro Preto, a tendência é que o projeto Pixel Ação ganhe um caráter itinerante. “A idéia é que o projeto seja desenvolvido em outras cidades, mantendo sempre o caráter de intervenção no espaço público, mas procurando suscitar questões inerentes aquele local”, afirma.
Nomes se agregam na totalidade da realização do todo:
A FAOP cada vez mais, mostrando ser insuperável em termos de fundação de arte e de objetivar concretizar eventos de uma pluralidade de assuntos e subjetivos, tanto é que no mesmo momento outros seminários e oficinas estão sendo realizados de forma honesta, gratuita e extremamente agregadora de valores curriculares para os inscritos.

10040816_15_19RP5951_f

O Grupo Residência – “Teatro e Audiovisual” junto com os ministrantes Karina Dias, Kênia Dias, Julliano Mendes e Ricardo Garcia somam valores de realização únicos, na produção nomes como os de Ellen de Paula, Nadiana Carvalho, Luiz Felipe Pereira
Leonardo Oliveira Faria.


Os selecionados: Bárbara Carbogim, Camila Duarte, Cezar Augusto Silvino Figueiredo, Douglas da Silva, Elias Figueiredo, Henrique Leonardo Dutra, Leonardo Vinicius Lopes de Sá, Lenine Guevara, Lívia Carvalho, Marco Aurélio Ribeiro, Maria Clara Teixeira Ferreira Leite, Marlysse Carla da Silva Rocha, Mirela Ferraz, Nadja Dulci, Nayara Gerin, Ronald Peret, Thálita Motta Melo, Thiago Alvim . Ótimas intervenções urbanas para este grupo na sua totalidade. Ronald Peret
http://www.pixelacao.com.br/