domingo, 23 de agosto de 2009

Parabéns "São Bartolomeu"


Ver, observar e capturar as emoções das pessoas, não tem preço, na festa de São Bartolomeu o "eu" Ouro Preto de todos os que lá se encrotavam foi à loucura, umas das melhores festas, que tive o prazer de fotografar e filmar na minha vida, nela pude vivenciar emoções passadas em outras terras, em cerimônias "tradicionais e nativas" apresentadas anualmente por mais de 900 anos, como as de Taos Pueblo no Novo Mexico, inumeras das pessoas presentes, que tive o prazer de acompanhar e falar sobre as festividades, estavam felizes por participar deste momento único e de levá-lo para o sempre, como uma das melhores de suas vidas, e olha que alguns destes moradores, já passaram por dezenas de Viva São Bartolomeu e o Divino Espirito Santo.

Parabéns a comunidade participativa do Distrito de São Bartolomeu, em alguns dias vou poder postar os links para a visualização de vídeos e imagens de sábado e de domingo, um total de 2186 fotos e 88 filmes nestes dois dias, dezenas destas mostram as faces de um povo acolhedor e participativo e dos amigos e filhos que vieram de terras distantes, reverenciar os seus "parentes" e suas tradições.
Aguardem... e "Viva" São Bartolomeu! "Viva" o Rei! "Viva" a Vida! frase ditas por tantos nas ruas deste distrito mais antigo do que o próprio município. O rio das Velhas corta São Bartolomeu... e nas suas margens arvores frutíferas como as goiabeiras e os marmeleiros, preenchem a paisagem, desde acervo frutífero gente da terra, gera doçuras... de tantas mil... levei para casa, a famosa goiabada cascão, doce de leite, doce de limão capeta, de laranja da terra... figada; irresistível a doçura do lugar , do povo e do doces de São Bartolomeu. Volto ano que vem para gritar e viver, Viva São Bartolomeu.