domingo, 5 de julho de 2009

Cruel "prazer"


Não basta à devastação das florestas e a retirada de animais silvestres... alguns humanos já causaram a extinção de inúmeras espécies e conseqüentemente, vários "desequilíbrios" ecológicos, regionalizados e dentro do nosso próprio município. Não basta apenas ser um animal exótico, raro..., passarinhos como um Tico-tico e muitos outros, tem como destino pagar com a vida, o simples prazer que algumas pessoas têm em possuir um animal silvestre em casa.
Uma lógica cruel... determina o valor da espécie e o faz entrar para a lista vermelha, o tráfico da vida selvagem é hoje um dos maiores fatores do desaparecimento da fauna brasileira.
Pois bem "centro histórico" de Ouro Preto (ontem - 03/04), um julgamento era o centro das atenções...mais quase em frente do fórum, na caçamba da viatura da policia florestal, dois inocentes presos: um Sanhaço-de-encontro-amarelo e uma Saíra-andorinha (Tersina viridis)(foto), esta foi terceira fez em cinco anos que fotografei esta espécie dentro do município de Ouro Preto (1- na mata da Estalagem das Minas; 2 - ao lado do INSS (Rosário) e 3 - na frente do Cinema na caçamba da camionete da PFMG. Dentro do município de Ouro Preto, inúmeras ocorrências foge dos olhos da lei, nosso município, possui uma área de 1.245,114 km²,de um relevo acidentado,que não favorece nada "vigiar" temos quase 74% de relevo montanhoso, 15% ondulado e somente 11% plano...percorrer isto e vigiar tudo isto é difícil até se tivéssemos helicópteros para ajudar... bem a única forma de ajudar é usando a linha Linha Verde do IBAMA (Brasil) - Tel: 0800-618080 (DDG 24h)- E-mail: linhaverde@ibama.gov.br ;
Polícia Ambiental - Tel. 0800-132060 ; IBAMA (MG) - tel (31) 3292-6526. Como nao tive tempo e nem recursos de avisar e pegar um sujeito em fragrante, use a minha linha de comunicação o blog, bem perto de uma estação ecológica, este sujeito (4562) junto com sua parceira e seu amigo "machado"... sai destruindo nos feriados e domingos, arvores "verdes", para servir provavelmente de lenha, mais com tanta arvore seca, morta... queimada e até dentro da mata... um "sujeitinho" destes vai "executar" uma solitária e resistente arvore, que sobreviveu varias queimadas...no alto destes campos de altitude, um ponto de parada para uma grande variedade de aves de rapina, como já fotografados por mim, empoleirados nesta arvore já fotografei a raríssima Aguia-cinzenta, o ocasional Gavião-do-rabo-branco e os moradores mais habituais..o Carcará e o Gavião-carrapateiro) somente para o leitor deste blog localizar o local do crime,
esta arvore se encontra a menos de seis quilômetros do centro de Ouro Preto (linha reta) e a 2,5 da Estação Ecológica do Tri puí, fica a 1380 m e a localização 20 22'42"S 43 34'02"O ... bem o que restou de uma CANDEIA (Eremanthus erythropappus).

obs.: todos os dias... quando vou a "cidade", vejo esta imagem... a crueldade maior é que ela nunca vai brotar...e por muitos anos este monumento ao ignorante "sujeito", ira causar lagrimas nos olhos... como as que correm pela minha face "agora"... não fui o único a chorar, e nem o ultimo... outros também o farão se forem honestos com seus sentimentos...o dizer pelo menos um grande "palavrão" para o dono do "machado". (Ronald Péret)

A foto da placa do carro foi obtida, duas vezes: a primeira depois do fato acontecido e segunda dois dias depois, quando o "sujeito" voltou na cena do crime...buscar mais lenha. Ganhei alguns carrapatos e muitos aranhões,mas consegui avisar o pessoal do I.E.F (Tripui), e eles prontamente fizeram o que podiam para a averiguação dos fatos, mas ao ser encontrado o individuo... alegou ter ido no alto da serra...buscar uns pés de couve, boa desculpa... não sou a policia e o rapazes do I.E.F também "não" fazem de policia... mais quem avisa amigo é, corta mais uma destas... para ver se a policia não chega... e pega este sujeito com a "boca da botija" e com o machado no porta malas do fusca... indo pegar mais algumas folhas de couve.