quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Maritacas ou Aratingas, quem esta curtindo a vida em OP!



mundo este é o real nome,qualquer pessoa vai colocar o nome local ou seu nome em outra língua. Um exemplo a maioria das pessoas da região aonde foi feita estas fotos, dizem que se tratam de maritacas, coisa que nao são , a verdadeira maritaca tem as bordas das asas azuis e uma media de 24,5 cm de tamanho. Estes que visitam a cidade, vamos chama-los de periquitões ou maracanãs, pois são os únicos periquitos de grande porte (32cm) e com a coloração quase completamente verde, com exceção da região clara ao redor dos olhos (razão do seu nome cientifico*) e algumas penas vermelhas, especialmente nas asas, com estes dados podemos, esquecer as 
 as diferenças nossos visitantes, as reais 
 sao u
m dos mais comuns, Psitttacidae no país e é facilmente notado pelo estardalhaço, que seus bandos fazem quando encontram arvores frutíferas. Este som traz para mim felicidade, pois encantam e povoam o céu de Ouro Preto, bandos que chegam a ate 85 indivíduos, brincam pelas encostas e as ilhas verdes da Cidade. No exato momento que escrevo, estou ouvindo o som de algumas se divertindo, dando piruetas nos galhos. Estes devem ser provavelmente casais, que se separaram do resto do bando, pois agora é a época de reprodução. Na minha visão do que seria um Brasil perfeitamente “Brasil”, vai ser o dia em que puder ouvir e ver bandos de: araras, papagaios, maitacas e maritacas existem os dois, voando livres e barulhentos pelos céus. Como em Ouro Preto no período de agosto a outubro.

Etimologia:  Aratinga - arucatinga, nome em tupi para esta ave; leucophthalmus - do grego leukos = branco + ophthalmos = os olhos.
Texto, pesquisa, fotografias e montagem: Ronald Peret