A Pedra Fundamental (ou Pedra angular, em português europeu) é o nome que se dá ao primeiro bloco de pedra ou alvenaria acima de uma fundação de uma construção. Durante uma cerimônia simbólica, a colocação da pedra fundamental significa o início efetivo de uma edificação.
No caso de Ouro Preto, está "pedra fundamental" foi o marco e o início de "tudo". Foi o marco para localização das minas de ouro pelos bandeirantes na região. Graças à visão proporcionada pelo pico do Itacolomi, o bandeirante Antônio Dias de Oliveira conseguiu localizar o vale do Tripuí, em 1698. O pico foi o marco para os bandeirantes que deram início ao povoado do Vale do Tripuí, passando a Vila Rica, hoje Ouro Preto.
O pico do Itacolomi é uma formação rochosa com 1 772 m de altitude localizada na divisa dos municípios de Mariana e Ouro Preto, em Minas Gerais. O Parque Estadual do Itacolomi é uma Unidade de Conservação, criada em 1967.
Toponímia
De origem tupi, o termo "Itacolomi" significa "menino de pedra", através da junção dos termos itá (pedra) e kunumĩ (menino). Para os índios, o pico era visto como o "filho da montanha". É fácil perceber isso: uma pedra maior, com outra menor ao seu lado.
Foto do Pico do Itacolomi visto do centro histórico - foto: Ronald Peret.