quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Chegando as Andorinhas

Todos os anos nosso céu é povoado de visitantes e ontem recebemos os primeiros visitantantes desta epoca ano "Andorinhas".

A Andorinha é uma ave que relacionamos à Primavera, pois é nesta estação que as vemos em maior abundância. Na região de Ouro Preto existem cinco espécies de andorinhas, sendo a mais conhecida pela generalidade das pessoas a Andorinha-pequena-de-casa ( Pygochelidon cyanoleuca ), que tem como habitat preferencial os beirais das casas, utilizados como suportes para os seus ninhos.

A lua e os Andorinhões

O Brasil é o país das andorinhas com varias espécies mas a espécie nas fotografias seja um bando de Andorinhão-de-coleira-branco Streptoprocne zonaris, como não sou um especialista não posso dar 100%, mas mesmo a esta distancia, dá para ver um colar branco ao redor do pescoço.

A lua e os Andorinhões II

Os Andorinhões-de-coleira-branco medem cerca de 21 centímetros e seus pés são muito reduzidos, e os impedem de pousar em fios de eletrificação ou galhos, como o fazem outras espécies de andorinhas. Esta é a maior espécie da família das andorinhas e sua velocidade de vôo pode alcançar 100 km/hora.

Esta ave possui uma grande capacidade de vôo, que é rápido, o que lhe permite fazer vôos rasantes, tornando-a numa excelente predadora de insetos voadores. Interessante saber que o grande sentido de orientação desta ave, mesmo após uma migração de centenas de quilômetros, ela consegue voltar exatamente no mesmo local aonde nasceu e/ou reproduziu.

fotos obtidas no jardim da Casa do Gonzaga por Ronald Péret - 10/08 17:04:36.

Andorinha – Amália Rodrigues

A manhã é uma andorinha. Que se esqueceu da viajem. E voa em meu pensamento, trazendo a cada momento, a noite na tua imagem. O dia lá fora, é o dia. Que marca os passos no chão. Mas é tão cedo este amor. Que eu fecho tudo em redor. Das praias do coração. Ponho as mãos sobre o teu corpo. E, no instante de sonhar, se o teu amor me encaminha, a manhã é uma andorinha. Que se lembrou de ficar. (obs.: texto em português de Portugal)