sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Primeiro Museu Ouropretano

Os visitantes e moradores de Ouro Preto, podem contar agora com um importante equipamento cultural e turístico de valorização da história da cidade.

casa_entorno_5_ronaldperet02637

O Museu Casa dos Inconfidentes mostra de uma maneira simples mais bem concebida e com muito bom gosto, o estilo e mobiliários do período, podemos vivenciar visualmente ao andar pelos comodos, quartos e salas deste casarão, as varias peças do mobiliário típico do século XVIII, que fazem parte deste acervo “cultural, histórico e documental” de uma época que marcou profundalmente a historia do Brasil "A Incofidencia Mineira".
O fato deste museu ser municipal, enobrece ainda mais pois Ouro Preto possui 14 museus, federais, estaduais e os particulares, mais este é o primeiro genuinamente ouropretano, tanto que vai funcionar no imóvel denominado Casa dos Inconfidentes, um prédio público localizado à Rua Engenheiro Correia, S/N – Vila Aparecida/Ouro Preto-MG, na meia encosta do Morro do Cruzeiro.
Se a criação deste museu, foi um sonho/desejo e/ou um projeto, ele foi finalmente concluído, e ao promulgar a Lei de numero 546 de 1 de março de 2010, tornou possível a criação do Museu Casa dos Inconfidentes, com as finalidades culturais e educativas, e cujo principal objetivo, esta na valorização da memória e do patrimônio material da chácara do Inconfidente José Álvares Maciel, seu primeiro proprietário, e dos inconfidentes José Álvares Maciel Filho e Francisco de Paula Freire de Andrade, seu genro, bem como a lembrança da Conjuração de 1789.

26111014_09_54ronaldperet06436

O Museu Casa dos Inconfidentes funcionará no imóvel denominado Casa dos Inconfidentes, prédio público localizado à Rua Engenheiro Correia, S/N – Vila Aparecida/Ouro Preto-MG, na meia encosta do Morro do Cruzeiro.
Dentro do “Museu Casa do Inconfidente” um mobiliário reunido durante o período de 1977 a 1983, e outros bens de valor histórico que se incorporaram ao acervo, por doação como fizeram, Angelo Oswaldo de Araújo Santos doou varias peças e algumas replicas de origem portuguesa; o geólogo Rasmire Valarini dou vários *condutos em pedra-sabão -*canos encontrados quando restaurava sua casa na rua Conde de Bobadela; Prof. Carlos Alberto Pereira/Escola de Cantaria/DEMIN/UFOP uma peça de cantaria belíssima, que esta amostra dentro da esposicao permanente no porão da casa, e por falar em doação, pouco antes da inauguração a “cidade” e o museu, recebe um presente importantíssimo e de grande valor histórico do empresário Carlos Niquini, que doou para o acervo um mapa um belíssimo provavelmente de 1808, com os dizeres: “Medição e demarcação da Sesmaria – limítrofe a Cidade de Ouro Preto – Aótórisada – peló - Ilustríssimo .... .... C... Gabriel Andrade – Presidente da Camara Municipal ( .... apagado do original).

casa_entorno_12_ronaldperet02655

Sem duvidas alguma a cidade precisava de um museu municipal, e olhando a belíssima vista e o tamanho deste imóvel edificado em um sítio natural, com muito mais opções futuras, já que no entorno uma riquezas de elementos botânicos conjugando espécies nativas e uma rica “avifauna” , que faz morada bem na entrada, são ninhos de Guaxo, famosos e exóticos por sua aparência dependurada “À la vonté”nas arvores, como os guaxos tem uma predileção por faze-lo em Jacarandá, se for pode ser mais um importante “acervo vivo” do paisagístico local que se completa no jardim, precisamente em uma fonte belíssima, que se faz harmônica com a passagem, dando ainda mais beleza ao “todo”, que é oferecido aos visitantes. Fico imaginando uma trilha para caminhada, saindo da “estação” e chegando ao topo, aberta no fim de semana pelo menos, muito mais seguro e belo, que uma ida ao morro da forca, sem pensar que e facilmente controlada e culturalmente enriquecedora.
Na verdade foi a meu ver um dos grandes feitos em prol dos estudantes da Rede de Ensino de Ouro Preto, alunos visitantes e até do estudante da UFOP, pois neste lugar pode ser conjugado na mesma visão: Arquitetura, Biologia, Geologia, Historia, Museologia... e outros cursos que podem aproveitar os recursos deste espaço.

26111013_56_55ronaldperet06364

"porão com exposição permanente de fotos e objetos, antes a cima e depois abaixo no dia da inauguração"

02121018_40_04ronaldperet07000

02121017_57_48ronaldperet07049

Fotos: Entrada com os ninhos "comentados no texto", um dos comodos ambientados; jardim com a fonte; exposição permanente e o mesmo local no dia da inauguração e ultima momento da inauguração.

(Texto "ainda por revisar" e Fotos de Ronald Péret)