sábado, 17 de dezembro de 2011
Peneirando em Ouro Preto
O Gavião-peneira é uma ave accipitriforme da família Accipitridae. É conhecido também como Gavião-peneirador, Peneira e Peneireiro-cinzento.
Costuma caçar peneirando contra o vento, examinando o solo a uma altura de cerca de 30 metros, mantém as asas bastante elevadas
O gênero Elanus possui quatro especies sendo o Elanus leucurus a maior delas e a única que ocorre no Brasil (del Hoyo et al,1994).
Imagem obtida a menos de sete quilometros do centro historico no moomento da imagem ele esta executado seu admirável modo de caçar usando uma técnica de vôo especial, ele fica batendo as asas, rapidamente, no mesmo lugar e a uns 30 metros de altura, procurando sua presa. Esse hábito foi denominado “peneirar”, razão de seu nome, comum. Ao observar suas presas ele fica com as asas na vertical e deixa o corpo cair. Como sua cor dominante é cinza clara, quase branca, parece um enorme floco de algodão caindo. Ao chegar próximo ao solo, dá uma batida de asa, para frear a queda e apanhar a presa.
"O Elanus leucurus no Brasil, possui populações residentes e migratórias, e esta foi a primeira vez vejo um exemplar desta espécie nos arredores de Ouro Preto, por estas paragens os Carcarás (Polyborus plancus ou Caracara cheriway) e os gaviões-de-rabo-branco (Buteo albicaudatus)são as figurinhas mais encontradas, voando e caçando até acima de nossos telhados. Mais imagens no Flickr de Ronald Péret.