sábado, 20 de março de 2010

União para os 300 e os 313

Lançamento das comemorações do tricentenário de Vila Rica e dos 313 Anos de Ouro Preto

Breve imagens do evento.

"Silhouettes"  de Ouro preto

20 de março, um dia na historia de Ouro Preto (neste dia D. Pedro I assinou a carta que elevou Vila Rica à Imperial Cidade de Ouro Preto - 20 de março de 1823), agora marca a cerimônia de lançamento dos trabalhos preparatórios para as comemorações do tricentenário de Vila Rica e os 313 anos de Ouro Preto. O evento foi realizado na Câmara Municipal – Casa Bernardo Pereira de Vasconcellos, na Praça Tiradentes, às 11 da manhã com a presença do prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, do Presidente da Câmara, Júlio Pimenta, entre eles muitos outros representantes de "uma diversidade única" cujo pluralismo de suas ações vão ser somados e integrados com outros tantos admiradores, moradores e nativos, com um único e sólido objetivo, realizar a maior comemoração que esta cidade pode oferecer para o “Mundo”. Em 1911 na comemoração dos 200 anos a festa foi por um período menor (dois meses), e direcionada para Minas Gerais e o Brasil, agora personalidades de inúmeras áreas, abrangendo artes performáticas, artes visuais, cultura (local e regional*), contos, folclore(local e regional*), música, poesia e outras diversas áreas que englobam toda a riqueza possível desta terra rica... que para sempre vai ser a Vila Rica.
A participação do coral da Escola Municipal Hélio Homem de Faria, dos jovens do programa Jovem de Ouro e de alunos da rede municipal de ensino de Ouro Preto, que cantaram hino a Ouro Preto, leram a Carta de D. Pedro I e recitaram poemas referentes ao bicentenário de Vila Rica, além destes o músico Chiquinho de Assis prestou homenagem à cidade com a música “1711”, de autoria de Vandico. A fanfarra da Escola Municipal Professora Juventina Drummond, brilhantemente e com seu uniforme impecável fez a sua homenagem à Vila Rica, na Praça Tiradentes.

igreja do carmo - ouro preto


Resumo: Inicia-se a implantação de um dos mais longos e mais completo evento comemorativo realizado nesta cidade: do amanhecer de 8 de julho de 2010 ao anoitecer da mesma data em julho de 2011, serão comemoradas duas datas históricas - Ouro Preto 313 anos e Vila Rica 300 anos.