03 novembro 2025

Cauré (Falco rufigularis) em Ouro Preto


O cauré (Falco rufigularis) pousado em cima de uma das estatuas do Museu da Inconfidência em Ouro Preto - Fotos: Ronald Péret.

O cauré  é uma ave falconiforme da família dos falconídeos.Também conhecido como cauré-i, coleirinha, falcão-de-garganta-branca, falcão-morcegueiro, gavião-de-coleira e temtenzinho. Nome em Inglês - Bat Falcon

Hábil caçadora, essa espécie pega suas presas em pleno o voo. E para intimidá-las, faz mais: arrepia as penas longas das bochechas e pescoço, que se mesclam, causando um efeito claro e escuro que pode ser avistado à distância.


Características:

Tem cerca de 26 centímetros, o macho pesa aproximadamente 120 gramas e a fêmea, 200 gramas. É pequeno, negro, com peito e barriga listrados de branco. Tem garganta, papo e lados do pescoço amarelos ferrugíneos ou brancos, abdômen e calções castanhos. Quando jovem possui coberteiras inferiores da cauda amareladas e barradas de negro.

O macho é responsável pela obtenção de alimento para os filhotes e para a fêmea, a fêmea é responsável pela segurança do ninho. 


Obs.: a imagem pode ser de uma das duas subespécies:

Falco rufigularis rufigularis (Daudin, 1800) - ocorre desde o Norte da América do Sul (Leste da Colômbia e Guianas) até o Sul do Brasil, Norte da Argentina e também na Ilha de Trinidad;

Falco rufigularis ophryophanes (Salvadori, 1895) - ocorre na região de planalto do Brasil (Sul do Piauí até Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e Paraná) e na região adjacente da Bolívia, no Paraguai e na Argentina.

(Clements checklist, 2014).

02 novembro 2025

Patagioenas picazuro em Ouro Preto


 A pomba "Patagioenas picazuro", conhecida pelos nomes populares de: asa-branca, legítima, legítima-mineira, pomba-do-ar, pomba-trocal, pomba-trocaz, pomba-carijó (RS), pombão, milonga (sul do Piauí) e pomba-verdadeira. 


[…]

Que braseiro, que fornaia

Nem um pé de prantação

Por farta d'água perdi meu gado

Morreu de sede meu alazão


Até mesmo a asa branca

Bateu asas do sertão

Então eu disse adeus Rosinha

Guarda contigo meu coração

[…]



Uma das maiores espécies da família no País. Mede cerca de 34 centímetros de comprimento. Pode se ver, comparado com a cabeça da estátua do Tiradentes em Ouro Preto. Fotografado hoje "02/11/2025".

01 novembro 2025

A rara e ameaçada Urubitinga coronata em Ouro Preto.


Primeira foto com pouca qualidade, lente totalmente manual e sem estabilizador da imagem , distante 276 metros. Só para mostrar o registro da observação e a localização 01/11/2025... a rara > águia-cinzenta (nome científico: Urubitinga coronata.




 


""""""Atualmente essa espécie encontra-se bastante ameaçada, constando nos livros vermelhos de animais ameaçados de extinção de todos os estados em que ela ocorre, inclusive na lista de espécies ameaçadas de extinção elaborada pelo IBAMA.""""



 



Urubitinga coronata. 

""""""Atualmente essa espécie encontra-se bastante ameaçada, constando nos livros vermelhos de animais ameaçados de extinção de todos os estados em que ela ocorre, inclusive na lista de espécies ameaçadas de extinção elaborada pelo IBAMA.""""

Vive solitariamente ou em casais, habitando áreas montanhosas (a exemplo da Serra dos Órgãos/RJ), campos naturais, cerrado e caatinga. Passa a maior parte do dia pousada em cercas, cupinzeiros, buritizais, postes, etc.

A águia-cinzenta é uma accipitriforme bastante grande e poderosa, atingindo de 75 a 85 cm e pesando até 3,5 kg. O adulto apresenta uma plumagem geral cinza-chumbo, tendo penacho em forma de coroa e cauda curta com uma única faixa cinza.

Ave com taxonomia recentemente alterada: anteriormente era colocada no gênero Harpyhaliaetus, mas desde 2011 a lista de espécies do CBRO considera esta espécie como pertencente ao gênero Urubitinga. Alguns estudos indicam que esta espécie pertence ao gênero Buteogallus, e assim é considerada por alguns pesquisadores do exterior. Por isto em muitas fotos de minha autoria  "Ronald Peret", possui nomes diferentes..."Harpyhaliaetus; Urubitinga e Buteogallus" todos coronatus ou coronata.