31 agosto 2025

Nós indicamos


 "Nós aconselhamos" - "Nós indicamos".


@cafezimmerendaequitanda

Sempre com uma diversidade de itens, entre bolos, pães, frios, doces e frutas. Lugar aconchegante, com mesas com vistas, um preço tranquilo para tantas delicias... principalmente para nós moradores, e os visitantes que estão hospedados em "Airbnb" ou em lugares sem café da manhã > É este o lugar perfeito.


In the heart of the city, there is a cozy cafe that offers cakes, bread, cold cuts, sweets and fruits. With cozy tables and lovely views, it is a great spot for Airbnb guests or anyone whose hotel does not offer breakfast. The prices are reasonable, so it is easy to indulge.


___________________________


@pauapique.op e Uma loja de artesanato com uma variedade enorme de lembranças de Ouro Preto para "presentear ou decorar sua casa"


A short walk away, there is an artisan shop with a large variety of souvenirs from Ouro Preto that are perfect for gifts or home decoration.


________________________________


@quiosquedoiaiade >>> Não tem coisa melhor que um pastel quentinho, né? Um dos lugares perfeitos com vista, um preço ótimo... sem falar na gostosura dos pasteis.


And for those craving comfort food, there’s nothing better than a warm pastel at a picturesque location with great prices and irresistible flavors.

30 agosto 2025

Pouco tempo para visitar Ouro Preto


 Pouco tempo para visitar Ouro Preto!!!

A solução é esta. >>>>>> Dez pontos principais, dez interessantes e seis vistas da cidade.

Criado por Ronald Péret.

30 de agosto 2025


 Foto de Ouro Preto  - Ronald Péret

13 agosto 2025

O algarismo romano no Museu

O algarismo romano no Museu "IIII" em vez do "IV". As duas formas são aceitas, mas a versão romana que surgiu primeiro é a com o numeral IIII. O princípio de subtração, que está por trás da forma IV (IV=V - I), é um conceito que surgiu posteriormente. Mas então por que alguns relógios ainda usam a forma mais antiga? As explicações variam. Uma das hipóteses é que usar o IIII deixa o relógio mais equilibrado esteticamente. É só reparar no mostrador: as primeiras quatro horas são representadas pelo numeral I (I, II, III, IIII), as quatro seguintes utilizam o V (V, VI, VII, VIII) e as restantes o X (IX, X, XI, XII). Mais simétrico que isso, impossível! Outra hipótese para o uso do IIII ter continuado é de origem religiosa. É que o nome do deus romano Júpiter é grafado em latim como IVUPITER. Ou seja, para não utilizar as iniciais do deus "em vão" alguns romanos teriam optado por manter a velha forma IIII. Aqui no Brasil, um bom exemplo de relógio que usa o numeral IIII é o da Estação da Luz, na cidade de São Paulo e este do Museu. No caso do número "4" (IV no modo mais comum), existe uma forma mais arcaica, grafada como "IIII" . Seu uso é relativamente usual em relógios que exibem as horas em algarismos romanos - cujo uso em relógios podem ter diversas causas, desde estética, até religiosa (evitando o uso das letras que iniciam o nome do deus Júpiter, IVPITER....



12 agosto 2025

Simplesmente cabe no 'bolso'


Viva o avanço da tecnologia, que produz um objeto, que comunica com o mundo e fotografa nossos momentos especiais, simplesmente cabe no 'bolso'.

11 agosto 2025

10 agosto 2025

09 agosto 2025

Rua Direita, quase chegando na praça


 

RMBOP


 

Nuvens sombrias, arruinando nosso passado.

 Afinal, antes de sermos parte do mundo, precisamos primeiro ser regionais... Ouro Preto está perdendo sua identidade cultural e social. Não é elitista, nem exclusivista... é só para "chegad@s". Dois "Festivais" dedicados a um ritmo musical específico ocorreram sem apresentar quase nenhum elemento representativo, musicalmente falando do ritmo. É como rechear uma linguiça com frango defumado. 

 

Nem vou mencionar mais nada! Isso é um atentado à história cultural e turística de Ouro Preto, a ponto de, pela primeira vez na vida, tossir devido ao gás lacrimogêneo, que foi usado com poder "estadual" na rua Direita e atingiu as pessoas na praça... isso ocorreu em uma suposta festa, onde o ritmo é mais calmo... imagine em outras.

Nota: metade da praça vazia e bloqueando, dez pessoas na rua Direita e umas 12, na Rua do Ouvidor. O pior é que de onde estavam, podia ver, que o centro da praça estava vazio.

Obs.: N. R. > Pop rock, MPB, rock alternativo, pós-punk num festival de Jazz, conta outra > foi um excelente show...< adorei, ver moças de Ouro Preto cantando as músicas dele, mostrou que possuem pais e mães, musicalmente enriquecedores, o estranho foi ver os namorados, sem cantar, nem o refrão. Show top... mas para um "Festival Pop-rock" ou Festival Alternativo. Alguém discorda?  

Uma das apresentações >>>No Festival de J..., a Orquestra M... de B..... Como eles mesmo publicam em seus canais e redes, "interpreta músicas nacionais e internacionais que marcaram a história da chamada música brega, com foco em clássicos que transitam entre trilhas de novelas, sucessos de karaokê e hits populares." Mesmo com sua excelência musical é outro show orbitando um estilo fora do Festival.


Nomes foram deixados "..." para não mudarem, a busca por eles, afinal o problema é local, não de quem vem dar o show.