21 outubro 2025

Biogeografia da Flora e Fauna de Ouro Preto por Ronald Péret

 


Biogeografia da Flora e Fauna de Ouro Preto por Ronald Péret [1], encontra um universo amplo dentro das tipologias diferentes de vegetação, somadas a diversidade da geomorfologia deste município situando no Estado de Minas Gerais. De um ponto de vista previamente definido, nenhuma medida objetiva isolada de biodiversidade é possível, apenas medidas relacionadas com propósitos particulares ou aplicações diretamente nos locais que são colonizados por organismos da mesma espécie ou de outra. Muito se observa que algumas espécies desenvolvem uma organização social ou outras adaptações com vantagem evolutiva, gerando suas próprias estratégias de reprodução dependendo da ecorregião [2] em que os organismos vivem.

A biodiversidade não é estática é tão pouco distribuída igualmente na Terra. É um sistema em constante evolução tanto do ponto de vista de indivíduos de uma mesma espécie, como também a relação de interdependência entre espécies, que engloba ligações entre fungos, bactérias e suas variações, animais e vegetais até a própria espécie humana.

Mapear a distribuição geográfica das espécies, somada as condições onde cada uma destas é encontrada, é fundamental para promover a conservação, catalogação e preservação de cada espécie.



Anotações:

[1] Ronald Péret possui conhecimentos de: Antropogeomorfologia; Cartografia Sistemática e Temática; Climatologia; Documentário; Estatística; Geologia Geral; Geomorfologia; Georreferenciamento; Fotografia Científica; Fotografia aérea, Fotografia por satélite; Microfotografia, Microfotografia; Pedologia, SIG - Sistema de Informação Geográfica "GIS"; Videografia.





O papel do Projeto RMBOP no aprimoramento e preenchimento do cadastro e mapeamento taxonômicos e geográficos do município de Ouro Preto.

O Brasil está entre os países com a maior biodiversidade do mundo, com 49.981 espécies da flora (http://floradobrasil.jbrj.gov.br/reflora/listaBrasil) e 120.605 espécies de animais catalogados (http://fauna.jbrj.gov.br/fauna/listaBrasil), no entanto, RMBOP pretende de melhorar a informação e o aceso de dados dos registros de ocorrência de espécies e assim somar a plataforma Global de Biodiversidade (GBIF) os dados cadastrados, este projeto visa fortalecer "principalmente" desenvolver capacidades de observação e preservação ambiental.

Valorizar o patrimônio biológico que os moradores e visitantes do município têm à sua porta, tanto no centro histórico, quando em toda a área do município.


Nota: no exato momento desta postagem 21/10/2025 pesquisadoras/es e biólogas/os e estudantes, podem contar com um acervo de 257 espécies, 211 identificações e 420 observações georreferenciadas de Ronald Péret, somente no município de Ouro Preto. Basta solicitar que podem ser usadas como já estão sendo em TCC, pesquisas e até na Wikipédia.