O cauré (Falco rufigularis) pousado em cima de uma das estatuas do Museu da Inconfidência em Ouro Preto - Fotos: Ronald Péret.
O cauré é uma ave falconiforme da família dos falconídeos.Também conhecido como cauré-i, coleirinha, falcão-de-garganta-branca, falcão-morcegueiro, gavião-de-coleira e temtenzinho. Nome em Inglês - Bat Falcon
Hábil caçadora, essa espécie pega suas presas em pleno o voo. E para intimidá-las, faz mais: arrepia as penas longas das bochechas e pescoço, que se mesclam, causando um efeito claro e escuro que pode ser avistado à distância.
Características:
Tem cerca de 26 centímetros, o macho pesa aproximadamente 120 gramas e a fêmea, 200 gramas. É pequeno, negro, com peito e barriga listrados de branco. Tem garganta, papo e lados do pescoço amarelos ferrugíneos ou brancos, abdômen e calções castanhos. Quando jovem possui coberteiras inferiores da cauda amareladas e barradas de negro.
O macho é responsável pela obtenção de alimento para os filhotes e para a fêmea, a fêmea é responsável pela segurança do ninho.
Obs.: a imagem pode ser de uma das duas subespécies:
Falco rufigularis rufigularis (Daudin, 1800) - ocorre desde o Norte da América do Sul (Leste da Colômbia e Guianas) até o Sul do Brasil, Norte da Argentina e também na Ilha de Trinidad;
Falco rufigularis ophryophanes (Salvadori, 1895) - ocorre na região de planalto do Brasil (Sul do Piauí até Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e Paraná) e na região adjacente da Bolívia, no Paraguai e na Argentina.
(Clements checklist, 2014).

