19 outubro 2025

Telhadista e o Itacolomi.

Telhadista e o Itacolomi. Foto: Ronald Péret

A profissão que conserta telhados coloniais é o telhadista, um especialista em construção, manutenção e reparo de telhados. Embora o termo "carpinteiro de telhados" seja utilizado para a construção da estrutura de madeira, o telhadista é o profissional mais adequado para a reparação de telhas e da cobertura como um todo, incluindo o conserto de telhados coloniais. 


Telhadista: Profissional especializado em todos os tipos de telhados, com foco em manutenção, reforma e instalação. Ele pode cuidar da troca de telhas, impermeabilização, calhas e rufos.

Carpinteiro (de telhados): Atua principalmente na construção da estrutura de madeira do telhado, seguindo projetos e plantas.

Diferença: Se o problema envolve a troca de telhas ou reparos na cobertura em si, o telhadista é o profissional mais indicado. Para problemas estruturais na madeira do telhado, o carpinteiro é o mais adequado. 



Tem alguns lugares. que podem ser conhecidos como

"pedreiro do telhado"


18 outubro 2025

A realidade em Ouro Preto. "FECHADOS"

 

Museu do Chá Parque Itacolomi.  "FECHADO"


Museu Casa dos Inconfidentes.  "FECHADO"





Museu de Farmácia.  "FECHADO"



Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas. "Fechado"



Parque Estadual do Itacolomi  "FECHADO"










O PARQUE ESTADUAL DO ITACOLOMI ESTÁ FECHADO À VISITAÇÃO COM PREVISÃO DE REABERTURA PARA DEZEMBRO DE 2025.


Trem da Vale - Ouro Preto e Mariana "Fechado"










Todos os "prints de funcionamento" são de hoje, 19 de outubro de 2025 -  comprovando, que estão fechados no site oficial da prefeitura de Ouro Preto. O único atrativo com uma informação é o do  "PARQUE ESTADUAL DO ITACOLOMI ESTÁ FECHADO À VISITAÇÃO COM PREVISÃO DE REABERTURA PARA DEZEMBRO DE 2025." 

17 outubro 2025

Fachada lateral do Palácio.


Fachada lateral do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas -  pertence a UFOP Universidade Federal de Ouro Preto - Localizado no antigo Palácio dos Governadores construído em 1741. Fotografia de Ronald Péret.

A capela que pertencia ao Antigo Palácio dos Governadores em Ouro Preto, que hoje abriga a Escola de Minas, foi transformada em gabinete de mineralogia e seus elementos foram transferidos para outra localidade. O palácio foi sede oficial dos governadores até 1898, e após a mudança da capital do estado, o edifício se tornou a sede da Escola de Minas em 1897. A capela do palácio foi construída em um período não identificado e, após a instalação da Escola de Minas, passou por uma transformação.  

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O palácio, um antigo complexo arquitetônico do século XVIII, foi construído para ser a residência oficial dos governadores da capitania e província de Minas Gerais.

Criação da Escola de Minas: Após a mudança da capital do estado, o edifício passou a ser sede da Escola de Minas e Metalurgia, que foi criada em 1876 pelo Imperador D. Pedro II.

Transformação da capela: Com a instalação da Escola de Minas, a capela foi transformada em um gabinete de mineralogia. O altar e os paramentos da capela foram transferidos para o Colégio D. Bosco, em Cachoeira do Campo.


Criado no fim do século XIX, o museu reúne o expressivo acervo de mais de 20 mil amostras de minerais da Escola de Minas, uma das mais antigas escolas de engenharia do Brasil.


O Museu registra parte importante do desenvolvimento científico nacional apresentando as mais completas coleções em seus setores de Mineralogia, História Natural, Mineração, Metalurgia, Química, Física, Astronomia, Topografia, Desenho e Biblioteca de Obras Raras. 


O edifício onde hoje está o Museu desempenhou diferentes funções ao longo dos séculos. Desde sua construção, em meados de 1750, serviu como Casa de Fundição, Contadoria e Junta da Fazenda, Casa do Corpo da Guarda, Secretaria do Governo e Imprensa Oficial.


No entanto, sua principal função foi como Palácio dos Governadores, tanto que, como moradia oficial, abrigou mais de 100 chefes de governo. Até mesmo Dom Pedro I e Dom Pedro II estiveram hospedados nessa mesma edificação por duas ocasiões.


---------------------------- -------------------------------- -------------------------------------- -------------

Tudo  "museu, observatório e o próprio prédio, com uma vista linda da praça e de Ouro Preto" esta fechado a muito tempo. Lastimável, um museu que reúne o expressivo acervo de mais de milhares de amostras de minerais, peças raras e únicas. 

"Apresentando centenas de obras em coleções em seus setores de Mineração, Metalurgia, História  Natural, Mineralogia, Química, Física, Astronomia, Topografia, Desenho e  Biblioteca de Obras Raras." 


16 outubro 2025

A Igreja de Nossa Senhora do Carmo


 A Igreja de Nossa Senhora do Carmo é um templo católico da cidade brasileira de Ouro Preto, importante exemplar da tradição rococó no Brasil. É monumento tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). 

Visitação: Terça a Sábado: 08h30 às 11h - 13h às 16h50 / Domingo: 10h às 15h.

Entrada: Ingresso

Missas: Domingo às 08h30.  Fonte em 16/10/2025 - https://pilarouropreto.com.br/igrejas/


Foto obtida por Ronald Péret, no momento do fechamento dos portões no fim de tarde.


08 outubro 2025

arte-terapia fotográfica em Ouro Preto



Ouro Preto é perfeito para a arte-terapia fotográfica, ou fotografia terapêutica, é uma prática que usa a fotografia como ferramenta para promover o autoconhecimento, expressar emoções e aliviar sintomas de questões como ansiedade e depressão. Ela combina a arte-terapia com abordagens psicoterápicas, onde com um certa orientação qualificada, o indivíduo a utilizar o ato de fotografar ou analisar imagens para aprofundar o processo terapêutico e fortalecer a autoestima... e muito mais. 



O ato de sair para fotografar, observando o mundo de forma atenta e sem julgamentos, ajuda a desenvolver a atenção plena e a reconhecer o que chama a atenção de forma consciente.


Fotografias pessoais e de família funcionam como "espelhos com memória", refletindo momentos e pessoas importantes. Analisá-las com um terapeuta pode revelar sentimentos e padrões que não são facilmente verbalizados.


A fotografia pode ser combinada com outras formas de expressão, como a escrita. Por exemplo, o indivíduo pode escrever frases atrás de fotos, como um compromisso com o próprio cuidado, fortalecendo a autoestima e o amor-próprio. 


Foto: Ronald Peret, fotografando uma das integrantes da tour "Fotografando para um bem-estar pessoal.