BirdLife Internacional calcula uma população de 10.000 Águia-chilenas no mundo todo... nas listas vermelhas estaduais esta o Rio de Janeiro (dados desconhecidos) e do Rio Grande do Sul (vulneravel). Uma Jóia de Valor voando por cima dos nossos telhados.
BLACK-CHESTED BUZZARD-EAGLE: Geranoaetus melanoleucus
A Águia-chilena (Geranoaetus melanoleucus ou Buteo melanoleucus) é uma águia encontrada em regiões campestres e montanhosas. Sua área de distribuição inclui a Cordilheira dos Andes da Terra do Fogo até a Colômbia e Venezuela, expandindo-se daí para o Leste de modo a atingir o Norte da Argentina e Sul do Brasil, onde é tida como uma espécie rara e incluído na lista de animais ameaçados do IBAMA - mas não na da IUCN. Também é conhecida pelo nome de gavião-de-serra.
Atinge aproximadamente 68cm de comprimento, possui quase dois metros de envergadura, dotada de asas compridas e largas e cauda curta. A águia chilena é identificada no vôo por sua cauda em forma de cunha curta que projeta-se mal em suas asas longas e largas.
*O sino Elias é o maior sino de Ouro Preto, com 2,95m de altura e aproximadamente 3 toneladas, sua campana ( onde o som é produzido) é circunscrita por um trecho do Antigo Testamento, do livro dos Reis: "Elias uocor meae uocis clamore nubes pluant corruat falsitas" "Meu nome é Elias e que ao clamor da minha súplica desfaçam-se as nuvens em chuva e destrua toda a falsidade" Possui também uma outra inscrição "Sigmun salutis salus impericules AND 1781" "O sinal da saúde é fortaleza contra os perigos..."
A foto do Elias foi obtida as 09h 28m e 27 segundos e a da Águia-chilena ás 09h 33m e 31 segundos, e as 09h 39m e 29 segundos a imagem abaixo.