Ver, observar e capturar as emoções das pessoas, não tem preço, na festa de São Bartolomeu o "eu" Ouro Preto de todos os que lá se encrotavam foi à loucura, umas das melhores festas, que tive o prazer de fotografar e filmar na minha vida, nela pude vivenciar emoções passadas em outras terras, em cerimônias "tradicionais e nativas" apresentadas anualmente por mais de 900 anos, como as de Taos Pueblo no Novo Mexico, inumeras das pessoas presentes, que tive o prazer de acompanhar e falar sobre as festividades, estavam felizes por participar deste momento único e de levá-lo para o sempre, como uma das melhores de suas vidas, e olha que alguns destes moradores, já passaram por dezenas de Viva São Bartolomeu e o Divino Espirito Santo.
Parabéns a comunidade participativa do Distrito de São Bartolomeu, em alguns dias vou poder postar os links para a visualização de vídeos e imagens de sábado e de domingo, um total de 2186 fotos e 88 filmes nestes dois dias, dezenas destas mostram as faces de um povo acolhedor e participativo e dos amigos e filhos que vieram de terras distantes, reverenciar os seus "parentes" e suas tradições.
Aguardem... e "Viva" São Bartolomeu! "Viva" o Rei! "Viva" a Vida! frase ditas por tantos nas ruas deste distrito mais antigo do que o próprio município. O rio das Velhas corta São Bartolomeu... e nas suas margens arvores frutíferas como as goiabeiras e os marmeleiros, preenchem a paisagem, desde acervo frutífero gente da terra, gera doçuras... de tantas mil... levei para casa, a famosa goiabada cascão, doce de leite, doce de limão capeta, de laranja da terra... figada; irresistível a doçura do lugar , do povo e do doces de São Bartolomeu. Volto ano que vem para gritar e viver, Viva São Bartolomeu.
Muito interessante seu depoimento.Estive lá também na festa deste ano e foi realmente emocionante. Ainda me disseram uns mais velhos que a festa antigamente era ainda mais cheia de fé, expressão e emoção... nem consigo imaginar, já foi muito o que vi.
ResponderExcluirVocê mora no distrito?
Gostaria de receber essa resposta por e-mail: ivanabenevides@yahoo.com.br Pois estou fazendo um trabalho sobre o distrito. Abraço.
Ivana.
Deixei há pouco tempo um comentário que saiu como anônimo, pois esqueci de me conectar. Assim, espero que o responda tão logo veja. Desculpe o vacilo de ter perguntado se você mora em São Bartolomeu. Pelo próprio nome do blog me dei conta de que não (risos). Mas fica outras perguntas que gostaria que respondesse, se puder é claro:
ResponderExcluirHá quanto tempo conheceu São Bartolomeu?
Como foi seu primeiro contato?
Jà dormiu no distrito? Se sim onde se hospedou? (pousada, casa de amigos, parentes, casa de conhecidos, camping, etc).
Abraço.